Geral

Depois de chegar à cota máxima, Rio Bananal baixa. Mas Defesa Civil vai manter o alerta

Rio ficou a quase três metros acima do nível considerado normal

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Por causa da cheia, rio chegou próximo de uma casa no Centro de Rio Bananal.

A Defesa Civil de Rio Bananal emitiu um alerta na tarde desta quarta-feira (23). O rio que dá nome e corta a cidade atingiu a cota máxima. Em algumas regiões, a água atingiu pastos e ficou perto das casas.

De acordo com a medição feita pela Defesa Civil na tarde dessa quarta, o Rio Bananal estava a quase três metros acima do nível considerado normal. Nesta quinta-feira (23), segundo um monitoramento feito pela manhã, o rio baixou mais de um metro.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Bananal, Breno Pontini, informou que mesmo com a queda no volume, o órgão vai manter o alerta. "Baixou bem, mas nós vamos manter o alerta porque não é viável diminuir a atenção agora. A previsão é de 40 milímetros de chuva para hoje", disse Pontini.

Foto: Divulgação/Redes Sociais
A água chegou a atingir pastos no zona rural do município.

A água chegou perto das casas, mas, segundo a Defesa Civil, não atingiu nenhum imóvel da cidade. Mas na zona rural, a água ultrapassou o leito do rio e inundou parte de algumas fazendas. Não há desalojados ou desabrigados no município, de acordo com o órgão.

As equipes da Defesa Civil fazem vistorias em áreas consideradas de risco e monitoram, principalmente, a zona rural. Porque se chover nessa região, o rio que corta a cidade pode voltar a subir. "Nós estamos monitorando o rio desde ontem à noite. Agora, pela manhã, fizemos as vistorias em alguns pontos. O problema maior são as áreas rurais, onde há rios que abastecem o Rio Bananal. Por isso, nós vamos manter o alerta", afirmou Pontini.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo em Rio Bananal segue nublado por toda essa quinta. A previsão é de chuva para todos os períodos do dia.

Em caso de emergência, a população pode ligar para dois números da Defesa Civil: (27) 3265-2920 ou (27) 3265-2906.

Pontos moeda