Geral

VÍDEO | Comércio de Cachoeiro começa a contabilizar os prejuízos

O rio Itapemirim subiu mais de seis metros e alagou as lojas na região central da cidade. Além das lojas, residências também foram atingidos pela enchente

Alissandra Mendes

Redação Folha Cachoeiro
Foto: Alissandra Mendes
As grades da 1ª Igreja Batista foram arrancadas e o veículo foi arrastado pela correnteza

Um dia após uma das maiores enchentes da história de Cachoeiro de Itapemirim, o comércio começa a contabilizar os prejuízos causados pela cheia do rio Itapemirim, que subiu mais de seis metros no último sábado (25). Até o momento, 376 pessoas estão desabrigadas e 61 desalojadas, a maioria do interior, dos distritos de Pacotuba, Conduru e Coutinho.

O cenário após a enchente no município é de destruição. Mesmo com o alerta da Prefeitura dado no início da manhã de sábado (25), muitos comerciantes não conseguiram tirar as mercadorias a tempo e perderam tudo. As ruas Pedro Dias e Eugênio Amorim foram as mais afetadas no bairro Guandu.

Na avenida Beira Rio, ainda há pontos de alagamentos na tarde deste domingo (26). A força da água arrastou uma Kombi, que estava estacionada no pátio da 1ª Igreja Batista, que parou nas grades que foram arrancadas pela correnteza. A enchente também destruiu uma loja de instrumentos musicais e uma farmácia na avenida. A ponte de pedestres teve o corrimão arrancado pela cheia. O local está interditado.

Veja as fotos dos estragos em Cachoeiro após a enchente!

Pelas ruas, muita lama e móveis estragados pela água. Uma casa, que fica entre a igreja e a loja de instrumentos musicais foi coberta até o teto pela água. Mesmo com o rio baixando, a garagem permanece totalmente coberta. Um prédio vizinho, teve os portões da garagem arrancados.

Apenas as pontes Guadalajara, na Ilha da Luz, e de Ferro, no centro, estão liberadas para tráfego, e a Prefeitura está pedindo aos moradores que evitem ao máximo sair às ruas com veículos, para não comprometer o trânsito e os trabalhos de limpeza e recuperação da cidade.

Ações

Foto: Alissandra Mendes
O comércio contabiliza os prejuízos

A Prefeitura de Cachoeiro implantou neste domingo (26), o Sistema de Comando em Operações (SCO) para organização das ações em resposta aos problemas provocados por uma das maiores cheias do rio Itapemirim no município.

O grupo tem representantes da Prefeitura, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, e é coordenado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiro de Militar do Espírito Santo, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira.

“Estamos com nosso pessoal e nosso maquinário para reestruturarmos nossa cidade. Sabemos das dificuldades, mas agora é momento de todos nós, cachoeirenses, darmos as mãos em prol de um objetivo único: colocar nossa cidade de voltar a sua rotina, e que possamos ter a cidade limpa novamente”, afirma o prefeito Victor Coelho.

Desde sábado (25), a Prefeitura conta com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil estadual, da Polícia Militar e do Exército, no resgate de pessoas ilhadas e em outras situações de risco com a inundação.

Abastecimento

Foto: Alissandra Mendes
O rio Itapemirim ainda está acima do nível

A concessionária de água e esgoto trabalha no restabelecimento da capacidade de tratamento de água e recomenda o uso consumo consciente.

De acordo com o gerente operacional da BRK, Jocimar de Assis Alves, o abastecimento ainda está paralisado. “A operação na estação de tratamento de água ainda não voltou a normalidade, mas estamos em fase de instalação dos motores elétricos no local, restabelecimento da energia e limpeza geral das nossas unidades, que também foram atingidas pela enchente”, explica.

A orientação é que o consumo de água seja consciente. “O rio subiu muito e inundou todo nosso sistema de bombeamento. Pedimos à população que faça economia de água e mantenha o consumo restrito. Não utilize para o que não for imprescindível nesse momento. Neste domingo (26), teremos restabelecimento do funcionamento do nosso sistema, mas a normalização deve demorar de dois a três dias, até que o abastecimento volte ao normal”, finaliza.

Doações

Na sede do município, a Prefeitura montou um abrigo na escola municipal Anísio Ramos, no bairro Vila Rica. As equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão percorrendo os bairros afetados em busca ativa por desalojados e desabrigados. Também há abrigos em Conduru, Coutinho e Pacotuba.

Para o suporte a desalojados e desabrigados, estão sendo aceitas doações de água, leite e materiais de limpeza e de higiene pessoal. A alimentação e colchões são fornecidos pela Prefeitura, não sendo necessária a doação desses itens.

Os donativos devem ser entregues no Espaço Vida (Centro POP), localizado na rua Deodoro da Fonseca, no bairro Independência. O ponto de coleta na Ilha da Luz será restabelecido nos próximos dias.  


Pontos moeda