Geral

Esquema de segurança: Polícia Militar vai fazer escolta de vacinas no Espírito Santo

Um esquema foi preparado para garantir a segurança no armazenamento e na distribuição das doses do imunizante para os municípios capixabas

Foto: Divulgação

Os membros da diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devem se reunir neste domingo (17), para discutir se irá autorizar o uso emergencial das vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica Sinovac, e da Fiocruz, parceira do consórcio Astrazeneca/Oxford.

Caso o uso emergencial seja liberado, a expectativa do governo federal é de iniciar a campanha de imunização, em todo país, já na próxima semana. No Espírito Santo, um esquema foi preparado para garantir a segurança no armazenamento e na distribuição das doses da vacina.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Alexandre Ramalho, a Polícia Militar irá escoltar as doses no local onde forem armazenadas e no translado para os municípios. “Está tudo alinhado para garantir a segurança onde elas estiverem, assim como, no momento da vacinação, que estaremos dando total proteção à população nos pontos de vacinação", disse.

Na manhã deste sábado (16), o estado recebeu a primeira remessa das seis milhões de seringas que foram adquiridas para reforçar o esquema de vacinação nos municípios capixabas. Ao todo, 1,5 milhão de seringas foram entregues. 

O governador Renato Casagrande afirmou que outros lotes devem chegar ao Espírito Santo até o próximo mês e garantiu que o estado está preparado para a campanha de imunização. "O Espírito Santo está totalmente preparado para a vacinação contra a covid-19 e a nossa angústia é com a vacina. Estamos ansiosos para que possa chegar logo. Ao que cabe ao Estado, estamos preparados”, garantiu. 

O secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, acompanhou junto com o governador a entrega das seringas e reforçou que, além dos insumos adquiridos para reforçar o início da campanha de imunização, uma nova aquisição será realizada. 

"Desde outubro do ano passado, estávamos com um processo de compras finalizado para essa aquisição das 6 milhões de seringas. Atualmente, os estoques dos municípios contam com cerca de 800 mil unidades, e ainda temos um processo tramitando para a aquisição de mais de 10 milhões de seringas. Ou seja, o Espírito Santo está mais que preparado para receber as doses da vacina e iniciar a imunização”, garantiu.


Pontos moeda