Geral

Mortes por covid-19 aumentam e Serra e Vila Velha voltam para o risco moderado

O mapa de risco que entrará em vigor na próxima segunda-feira (24) traz, além dos dois municípios, Sooretama, Mantenópolis e Alto Rio Novo no risco moderado

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

Cinco cidades do Espírito Santo voltaram a ser classificadas no risco moderado para transmissão da covid-19. O novo mapa de risco, apresentado no inicio da noite desta sexta-feira (21), entrará em vigor na próxima segunda-feira (24). 

De acordo com o mapa, Serra, Vila Velha, Sooretama, Mantenópolis e Alto Rio Novo estão classificados em risco moderado. Os demais municípios capixabas continuam em risco baixo.

Durante o pronunciamento, o governador Renato Casagrande explicou que os cinco municípios retornaram ao risco moderado devido ao aumento no número de óbitos por covid-19.

"Temos dois grandes municípios em risco moderado: Serra e Vila Velha. O município avança para o risco moderado especialmente quando o número de óbitos cresce. O óbito cresceu na Serra, em Vila Velha e nos demais municípios. Na nossa matriz de risco, o que faz o município mudar de classificação é o crescimento de óbitos. Serra e Vila Velha migraram porque o óbito aumentou", disse.

O governador lembrou que, com a circulação da variante Ômicron, o número de casos têm crescido rapidamente. 

"Essa quarta onda, é uma onda de evolução rápida do contágio, de evolução lenta de óbito, mas estamos vendo que está crescendo. Temos que tomar medidas novas", ressaltou. 

Índice de transmissão em alta

O governador destacou que a quarta onda da pandemia aumentou o índice de transmissão para a covid-19. 

"O índice de transmissão está perto de quatro. Uma pessoa está infectando praticamente outras quatro. Você deve conhecer alguém da família, do seu ciclo de relação que está infectado, ou você mesmo pode estar", disse.

Nesta sexta-feira (21), o Espírito Santo teve um novo recorde diário no número de casos de covid-19. Foram mais de 12 mil casos registrados em 24 horas. O último recorde havia sido registrado na segunda-feira (17), quando o Estado teve mais de 11,5 mil casos notificados em 24 horas. 

O governador lembrou que além do número de casos, o número de óbitos também aumentou nos últimos dias. Apesar do crescimento não ser proporcional, uma vez que, o índice de novos casos é mais alto que o de óbitos. O governador lembrou que é preciso manter os cuidados sanitários.

Novas medidas serão discutidas na próxima semana

Casagrande disse durante o pronunciamento que, na próxima semana, irá discutir com entidades da sociedade novas medidas para que sejam adotadas nesta fase, mas adiantou uma recomendação, especialmente, aos municípios em risco moderado.

"Nossa recomendação é para que os empreendedores e a própria gestão municipal possa exigir o passaporte de vacinação em todos os ambientes, em especial nos bares e restaurantes. O passaporte de vacina é uma exigência nos eventos em ambientes controlados, shows e casamentos, por exemplo. Ainda não há exigência em bares e restaurantes, mas quando temos municípios em risco moderado e o óbito começa a aumentar, é bom que a gente passe a exigir em outros ambientes", destacou.

O governador lembrou que para emitir o comprovante de vacinação, a população pode acessar o site vacinaeconfia.es.gov.br. Além disso, o passaporte vacinal também pode ser baixado no aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde.

>> Confira o passo a passo para baixar o passaporte de vacinação clicando aqui!

Casagrande também ressaltou a importância da vacinação no enfrentamento da pandemia.

"A vacina é o principal instrumento que protege a nossa vida. Cada vez mais, as pessoas serão cobradas pela vacina. Nós compreendemos que temos que incentivar, induzir as pessoas a receberem a vacina", salientou.

Vacinação de crianças

O governador disse que, neste sábado (22), o Espírito Santo irá começar a vacinar as crianças com a vacina da Coronavac, que foi autorizada pela Anvisa nesta semana. 

Casagrande fez um apelo para que os pais ou responsáveis levem as crianças para os postos de vacinação. 

LEIA TAMBÉM: Vacinação de crianças e adolescentes com Coronavac deve começar até sábado no ES

Além disso, o governador também destacou a oferta do novo ponto de testagem contra a covid-19 no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra, anunciada nesta quinta-feira (20). 

"Temos dois milhões de teste rápido no Estado para identificar e isolar as pessoas que precisarem ser isoladas", frisou.

LEIA TAMBÉM: Hospital Jayme Santos Neves vai realizar mais de 1,2 mil testes de covid-19 por dia

MAPA DE RISCO:

Cinco cidades do ES voltam para o risco moderado

Foto: Divulgação / Governo do ES

Saiba o que é permitido em cada classificação de risco

MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO

Comércio

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

Academias

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

Boates

- Funcionamento continua proibido

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.

- Proibição de funcionamento de boates.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

- Funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Academias

- Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria da SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

Foto: Divulgação/ Governo do ES


Pontos moeda