Geral

Cachoeiro terá censo para detalhar perfil de empresas

Na próxima semana terá início uma série de visitas a empresas do município para identificar as principais demandas e a realidade do mercado

Prefeitura de Cachoeiro começa série de visitas a empresas na próxima semana

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim começa uma série de visitas a empresas, na próxima semana, em distritos e bairros do município. Funcionários e proprietários participam de um censo para identificar as principais demandas e a realidade do mercado, seja para indústria, serviços ou comércio.

Com as informações, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) vai pautar ações públicas para este e os próximos anos, incluindo aquelas em parceria com a iniciativa privada e instituições estaduais e federais.

A primeira dessas ações tem início previsto para abril: as empresas com sede em Cachoeiro terão acesso a cursos – será um novo tema a cada mês – voltados para as demandas identificadas no levantamento.

“Queremos saber o que as empresas almejam em relação ao mercado, mas também identificar aquilo que falta e não foi identificado pelo empreendedor. Cada tema abordado nessa primeira etapa de cursos será resultado direto das informações coletadas durante o censo”, explica Vinícius Galdino, subsecretário de Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo.

A previsão é de que as aulas incluam direcionamentos sobre planilhas, fluxo de caixa, gestão de estoque e adequação de equipe de vendas. A maior parte deve ocorrer no Museu de Ciência e Tecnologia, próximo à ponte do bairro Baiminas.

Galdino destaca que, em muitos desses quesitos, a empresa pode adotar boas práticas, sem visualizar os benefícios de, ainda assim, buscar melhorias. Por meio das aulas, a prefeitura pretende ampliar essa noção de evolução, que ajudaria não somente a empresa, mas o mercado da região e a economia da cidade.

“Muitos empresários têm vasta experiência, que pode ser somada a novas informações estatísticas. Essa junção que propomos, entre a prática e a teoria, tem o objetivo de alcançar excelência na prestação de um serviço ou na venda de produtos”.

Cenário externo é parte do desafio

O censo nas empresas de Cachoeiro e o novo planejamento de ações, de acordo com a Semdec, partem do princípio de que o cenário econômico no país e no mundo formam apenas parte dos desafios que podem levar ao fechamento de empresas.

Essas novas etapas do suporte da prefeitura terão, portanto, foco na gestão do negócio, por exemplo, para crescimento e retomada em períodos pós-crise. Outra ação já prevista além dos cursos é a ampliação das orientações virtuais, por meio do portal oficial da prefeitura. Na página, o usuário teria acesso, por exemplo, a um plano de negócios básico, a ser adotado como modelo para quem deseja montar novo negócio ou projeto de expansão.

“Os dados coletados vão permitir melhor direcionamento da política pública para a realidade local da economia. A partir das mudanças, as empresas poderiam futuramente aproveitar ainda mais as parcerias com instituições públicas que promovem etapas mais avançadas desse tipo de suporte”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.

Pontos moeda