Geral

Defesa Civil interdita casa em Vitória após constatar risco de deslizamento de rochas; morador se recusa a deixar o imóvel

Segundo o dono da residência, que fica no bairro Bela Vista, ele não tem para onde ir

Foto: Reprodução TV Vitória

Duas grandes rochas que correm o risco de deslizar estão preocupando moradores do bairro Bela Vista, em Vitória.  Na tarde desta quinta-feira (13), a Defesa Civil do município interditou um imóvel, mas o morador não tem para onde ir e se recusa a deixar a residência.

A cada chuva, o risco de deslizamento no local aumenta e Sérgio Luciano,  dono e único morador da residência, está indignado com a situação, pois as pedras não estão no terreno dele e sim numa área de preservação ambiental.

"Não me mandaram dinheiro para eu pagar um hotel e não mandaram o aluguel social, porque infelizmente ainda tem o protocolo de dez dias para os engenheiros darem os laudos finais, para a prefeitura tomar as suas medidas cabíveis", lamentou.

Sérgio diz  que o ideal seria que a prefeitura realizasse obras de contenção no local. Ele mostrou as paredes da casa, que estão cheias de rachaduras, e acredita que se as rochas rolarem, será uma tragédia."Se essas pedras rolarem com velocidade, vão chegar até na rua debaixo, vão derrubar os prédios todos aqui, porque vai ser um efeito dominó", disse.

Foto: Reprodução TV Vitória

A Defesa Civil de Vitória informou que, após pedido de vistoria de um munícipe, uma equipe do órgão esteve no local e verificou que há risco de rolamento de rocha e, por conta disso, o imóvel foi interditado. A Defesa Civil disse ainda que ofereceu ao morador a possibilidade de hospedagem em um abrigo municipal, porém foi recusado. 

Na próxima semana o órgão deve iniciar o processo de requerimento de aluguel social para o morador. Em 2019, 126 imóveis foram interditados na capital e, em 2020, já foram 57.

Outras interdições

Em janeiro, quatro casas de Fradinhos e do bairro Jaburu foram interditadas pela Defesa Civil de Vitória. Na ocasião, a prefeitura precisou entrar na Justiça para obrigar os moradores a saírem das casas e ofereceu um abrigo. Mas muitas famílias ficaram revoltadas e se recusaram a sair das casas.

De acordo com a prefeitura, obras de contenção serão realizadas para contenção do deslizamento das rochas. 

*Com informações do repórter  Laércio Campos, da  TV Vitória/Record TV


Pontos moeda