Geral

Lei que proíbe fogos de artifício barulhentos começa a valer em Vila Velha

A partir de agora só poderão ser utilizados “fogos de efeito visual” predominantemente luminosos e com baixo nível sonoro de estampido

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vila Velha

A queima, a soltura e o manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora estão proibidos em Vila Velha. A nova legislação (1.948/19) foi assinada nesta quarta-feira (27) pelo prefeito Max Filho.

Conforme a nova lei, a partir de agora só poderão ser utilizados “fogos de efeito visual” predominantemente luminosos e com baixo nível sonoro de estampido, com intensidade sonora inferior a 85 decibéis.

Segundo o vice-prefeito Jorge Carreta, o objetivo é preservar o sossego dos cidadãos e evitar medo e pânico nos animais de estimação e crianças especiais. “Uma lei importante assinada. Destacando a iluminação e o espetáculo de luzes, como aconteceu na virada do ano nos cinco pontos da orla de Vila Velha, e não o barulho, o que vai beneficiar a saúde das pessoas e o bem estar animal”, explicou.

O autor do projeto de lei, vereador Valdir do Restaurante, comemorou a sanção da nova legislação. “Pensamos humanamente nas pessoas que são sensíveis ao estampido e ao barulho intenso. O estrondo afeta os animais também. A Câmara agradece a Prefeitura por abraçar o projeto, que ajuda todo mundo”.

Pontos moeda