Geral

Um mês após chuvas intensas atingirem Iconha, população tenta se recuperar dos estragos

A previsão é que as aulas nas escolas retornem nesta segunda-feira (17). Quanto ao funcionamento das agências bancárias, foi parcialmente normalizado na cidade de Iconha

Foto: Divulgação

Trinta dias após as fortes chuvas que atingiram a maior parte da região sul do Espírito Santo, Iconha tenta ser recuperar da destruição causada na região. Moradores e comerciantes ainda tentam reparar os danos provocados na cidade. 

Uma das ruas mais atingidas fica paralela à beira do rio Iconha, que corta todo o município. Um imóvel onde funcionava um comércio, foi interditado pela Defesa Civil e permanece com muita terra, pedaços de pedra e galhos de árvores quebrados. 

Funcionamento

O Hospital Danilo Monteiro de Castro também ficou destruído por conta da chuva do mês passado. Desde então, as operações da unidade foram transferidas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. 

Segundo o prefeito João Paganini, o atendimento do hospital será transferido para um novo pronto atendimento, que será entregue pelo Governo em até 90 dias.  

A previsão é que as aulas nas escolas retornem nesta segunda-feira (17). Quanto ao funcionamento das agências bancárias, foi parcialmente normalizado. 

Reconstrução de casas

Com o temporal em Iconha, muitas casas ficaram destruídas. Um dos imóveis pertence ao Caio, e está sendo reconstruída há mais de 20 dias. Ele conta que as obras estão lentas porque há poucas pessoas trabalhando na cidade, além de muito entulho, terra e gastos elevados. "Além dos gastos com as obras, eu perdi tudo que tinha dentro de casa. Móveis, documentos... vou ter que começar do zero", conta.

Comércios

A maioria dos comércios já funcionam normalmente ou irão reabrir em breve. As obras de limpeza e arrumação dos estabelecimentos comerciais estão em andamento e devem ser finalizadas em pouco tempo. 

Com informações do repórter Matheus Brum, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda