Geral

VÍDEO | Iceberg maior do que os estados de São Paulo e Espírito Santo juntos se descola da Antártida

Agência Espacial Europeia divulgou imagens que mostram bloco de gelo de centenas de quilômetros quadrados entrando no mar e se despedaçando

Foto: Divulgação/Copernicus

Um iceberg gigante se descolou da Costa Glaciar de Pine Island, situada na Antártida. O evento foi detectado pela Agência Espacial Europeia (ESA) no último final de semana. 

Segundo divulgado, o tamanho total do bloco é de 310 mil quilômetros quadrados, maior do que o estado de São Paulo e todo o Espírito Santo juntos.

De acordo com a agência espacial que monitora a região, o blogo de gelo está num local sensível e, caso derreta, pode aumentar o nível do mar em 1,2 metro.

"Pine Island, em conjunto com seu vizinho Thwaites Glacier, conectam o centro da manta de gelo da Antártica. Elas vêm perdendo gelo há 25 anos e são monitoradas desde 1990. A partir desse período, o derretimento aumentou muito chegando a marca de 10 metros por dia", explica a ESA sobre o aquecimento global.

A agência especial publicou um vídeo que mostra a movimentação da geleira durante um ano. 

Os deslocamentos já ocorreram em outros períodos, mas a frequência aumentou significativamente. Os maiores foram em 2001, 2007, 2013, 2015, 2017 e 2018 de acordo com o Instituto Copernicus.

* Com informações do Portal R7.com

Pontos moeda