Geral

Moradores ajudam cavalo abandonado e se queixam sobre serviço de recolhimento na capital

O animal foi abandonado próximo a avenida Leitão da Silva, em Vitória

Foto: Reprodução

Moradores ajudaram um cavalo abandonado próximo a Avenida Leitão da Silva, no bairro Santa Lúcia, em Vitória. Trata-se de uma situação grave já que animais abandonados em vias públicas podem ser um perigo tanto para os motoristas, quanto para os próprios animais.

Uma improvisação com capim e vasilha com água. Esta foi a maneira encontrada pelo segurança Rodrigo Alves Cunha para ajudar o cavalo abandonado. "O animal ficou ali a manhã toda, até que o funcionário da loja do lado se comoveu com o ato de crueldade e me ajudou a retirar o animal do local e colocamos debaixo de uma árvore".

Quem presenciou a situação disse que além do sentimento de revolta pela covardia, também tem medo de que o animal fuja, pois o local em que ele foi abandonado está próximo a uma das avenidas mais movimentadas de Vitória, a Avenida Leitão da Silva.

Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória informou que as denúncias sobre animais soltos em locais públicos podem ser feitas através do telefone 156 e que os fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) vão até o local da ocorrência para identificar o dono do animal e providenciar o recolhimento.

Porém, segundo Rogério, no momento em que viu o animal ele entrou em contato com a prefeitura, mas recebeu uma resposta diferente. "Depois de me transferir para sete ligações diferentes, consegui falar com o gabinete geral deles e a informação que foi passada para a gente era de que eles não tinham pessoal para recolher o animal e ele ficou abandonado até 18h30".

Preocupados com a segurança e o destino do animal, as pessoas que estavam no local decidiram colocar o animal dentro de um terreno ao lado com capim e água. 

De acordo com a prefeitura, a atual gestão identificou que não havia contrato em vigor para o recolhimento de animais em Vitória e que estão estudando alternativas para que o problema seja resolvido. 

O veterinário Antônio Marcos Ginelli trabalha com animais diariamente e acredita que o problema esteja na falta de empenho. "O poder público juntamente com a sociedade civil com o legislativo e o executivo precisam fazer ações onde seja possível minimizar esse crescimento e ate mesmo o controle.

Ainda segundo o veterinário, animais soltos na pista podem trazer duplo prejuízo. "Um cavalo ou um bovino transitando por uma rodovia pode ocasionar um acidente automobilístico e vir a óbito ali mesmo no local e provocar vítimas humanas".

A Prefeitura de Vitória informou que os fiscais da Semmam estiveram no local em que o cavalo estava mas não conseguiram identificar o dono do animal. A prefeitura também não conseguiu informar a atual localização do cavalo.

* Com informações da repórter Bianca Vailant, da TV Vitória/Record TV.


Pontos moeda