Geral

Workshop fisiologia da voz apoiado pelo Instituto Americo Buaiz tem participação recorde

O professor da Fames, pianista, cantor e regente de coros Paulo Paraguassu foi o mediador do evento e destaca que o palestrante é professor do Instituto da Voz em São Paulo

Foto: Divulgação

O Instituto Todos os Cantos, em parceria com a Associação de Música Coral do Espírito Santo – CORALES e organização da Comissão Estadual dos Regentes de Coros do Espírito Santo, realizou no sábado passado (20 de fevereiro) um workshop gratuito voltado para a fisiologia da voz, com o fonoaudiólogo e músico, professor de canto, preparador vocal, pianista, cantor e regente Juvenal de Moura (SP). Eram apenas 35 vagas, mas compareceram mais de setenta inscritos.

O professor da Fames, pianista, cantor e regente de coros Paulo Paraguassu foi o mediador do evento e destaca que o palestrante é professor do Instituto da Voz em São Paulo, “importante no país”, e foram cerca de 72 inscritos entre regentes corais do sul e do norte do Espírito Santo, da Grande Vitória e também do Brasil.

“Para nossa surpresa foram vários regentes corais do Brasil participando, inclusive cantores líricos. Foi uma aula de duas horas de duração e o professor ainda respondeu perguntas no final. As perguntas foram com relação ao funcionamento fisiológico da voz e da própria técnica vocal. Vale lembrar que Juvenal de Moura é cantor, formado em canto, é também fonoaudiólogo e pianista, então é um professor completo na área.”

Os workshops (este foi o quarto) têm resultado em importante conhecimento para enfrentar os desafios na utilização das novas formas de transmissão do conhecimento. Estão previstos mais cinco workshops ao longo deste ano com maestros e maestras do Brasil e com alguns professores de música. Serão abordados temas como técnicas de ensaio, gestual na regência e regência de coro e orquestra com o maestro Luiz Guilherme de Godoy, hoje radicado em Hamburgo na Alemanha.

A realização do workshop contou com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Instituto Unimed Vitória. A comissão organizadora da Comissão Estadual de Regentes de Coros do Espírito Santo é composta pelos maestros e maestras: Admar Zardo, Alice Nascimento, Alzira Bittencourt, Paulo Paraguassu e William Magalhães.

Pontos moeda