Geral

Biblioteca de Viana é selecionada por programa de incentivo à leitura do Bill Gates

Com o projeto “Leitura e Arte”, promovido dentro do Programa Cidade das Artes, Viana é uma das 108 bibliotecas espalhadas nos 24 Estados brasileiros selecionados

A biblioteca do município de Viana está entre as selecionadas pelo Conecta Bibliotecas, programa de incentivo à leitura, promovido pela Organização não governamental (ONG) Recode e a Caravan Studios. Com o projeto “Leitura e Arte”, promovido dentro do Programa Cidade das Artes, Viana é uma das 108 bibliotecas espalhadas nos 24 Estados brasileiros selecionados. O Conecta Bibliotecas está presente em sete países, nove estados brasileiros e conta com o patrocínio da Fundação Bill e Mellinda Gates.

A secretária de Comunicação, Cultura e Turismo de Viana, Daniele Bolonha, enfatiza que a biblioteca soma às ferramentas de promoção à cultura no município. "O Programa Cidade das Artes tem levado o morador de encontro à cultura. E com a bioblioteca essas ações ganham força ao incentivo cultural, assim como ao trabalho desenvolvido, também, na Galeria de Arte Casarão e no Teatro Municipal", disse.

A bibliotecária Rita Rocha destaca que "a seleção legitimou o incentivo à literatura promovido na biblioteca municipal, promovendo, assim, cultura no município”. Além da biblioteca municipal de Viana Júlia Colnago Miranda, foram selecionadas, também, a biblioteca Adelpho Poli Monjardim de Vitória, Maria Geaquinto de Jerônimo Monteiro e Antônio Azevedo Lima de Linhares.

Leitura e Arte

O objetivo do 'Leitura e Arte' é estimular a leitura, aproveitando, também, o espaço da biblioteca para promover outras atividades como o artesanato . Além do programa Leitura e Arte, a biblioteca municipal promove o 'Encontro com o Escritor', uma forma de aproximar o autor de livros com o público durante um bate papo entre os frequentadores da biblioteca.

Conecta Bibliotecas

O programa Conecta tem como objetivo incentivar a transformação social dos jovens de 14 a 29 anos por meio da biblioteca pública. É uma organização social voltada ao empoderamento digital, que busca formar jovens autônomos, conscientes e conectados, aptos a reprogramar o sistema em que estão inseridos, por meio do uso da tecnologia.

A organização atua em parceria com instituições comunitárias, bibliotecas e escolas públicas para formar multiplicadores, que replicam os programas para o público final. Juntos, formamos uma grande rede de educadores, professores e bibliotecários para promover uma nova consciência e gerar oportunidades aos jovens brasileiros.

Próxima etapa

Com a seleção, o município apresentará o 'Leitura e Arte' no Rio de Janeiro, nos dias 16 a 18 de maio, levando, também, um pouco da história de Viana para trocar experiências com outros bibliotecários.

Pontos moeda