Geral

BR-259 interditada para retirada de pedras nesta quarta-feira, no ES

O bloqueio começou às 06h30 desta quarta-feira (14) e permanece até às 18h. De 4 mil a 6 mil toneladas de pedras devem ser retiradas.

O trecho da BR-259 onde pedras deslizaram no início de fevereiro deste ano, entre Colatina e Baixo Guandu, será novamente interditado nos dois sentidos. O objetivo da interdição é a detonação das rochas. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o bloqueio será feito nesta quarta-feira (14) das 6h30 às 18h e nesta quinta-feira (15) das 6h30 às 13h. De 4 mil a 6 mil toneladas de pedras devem ser retiradas.

A medida, segundo o órgão, visa garantir a segurança e a integridade das equipes que trabalham no local e também dos motoristas que trafegam pela via. Durante esse período, os motoristas terão que seguir pelo desvio da ES-446. Os veículos pesados devem dar a volta pelos municípios de Santa Teresa e Itaguaçu.

A interdição começou no dia 6 de fevereiro, quando as pedras rolaram para a pista em uma época de fortes chuvas. A via é a principal ligação entre o Espírito Santo e o Leste de Minas Gerais.

Os trabalhos de desmonte das rochas, realizado por uma empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), começaram no dia 21 de fevereiro.

Desde o início de março, o trânsito estava seguindo em meia pista, pelo sistema 'pare e 'siga', depois de ficar um mês totalmente interditado. Veículos pequenos e médios, de até 10 toneladas, estavam sendo liberados para passagem, mediante pesagem prévia.

Pontos moeda