Geral

Câmeras em Vila Velha flagram 50 infrações de trânsito na primeira semana

Dentre as 50 infrações cometidas entre a última segunda (19) e sexta-feira (23), 22 foram dirigir sem cinto de segurança e oito por uso indevido do celular. Outros motoristas também foram flagrados levando crianças no banco dianteiro e estacionando em locais irregulares

Cinquenta motoristas foram notificados por cometerem infrações de trânsito, em Vila Velha, durante os primeiros cinco dias de funcionamento das câmeras do serviço de videomonitoramento instaladas por todo o município. As infrações foram lavradas por profissionais da Guarda Municipal, que agora também estão realizando a fiscalização das vias municipais por câmeras.

Dentre as 50 infrações cometidas entre a última segunda (19) e sexta-feira (23), 22 foram dirigir sem cinto de segurança e oito por uso indevido do celular. Outros motoristas também foram flagrados transportando animais entre pernas e braços, transitando na calçada, levando crianças no banco dianteiro e estacionando em locais irregulares.

De acordo com o secretário municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, Coronel Oberacy Emmerich, o número de notificações ficou abaixo do esperado.

"Eu acho que o tempo é curto para uma análise, mas esperava que fosse mais multas. Isso é um bom sinal porque mostra que as pessoas estão respeitando mais a sinalização, pelo menos nesses pontos onde as câmeras estão instaladas", disse.

Segundo Emmerich, antes das notificações começarem a ser aplicadas, os agentes da Guarda trabalharam na conscientização dos motoristas: "Nós começamos a falar e a sistematizar esse projeto desde outubro do ano passado, primeiro fazendo o levantamento dos locais com os maiores pontos de acidente e depois conscientizando os motoristas", explicou.

Multas

No ano de 2016, foram registradas mais de seis mil ocorrências de trânsito em Vila Velha, com 24 vítimas fatais, segundo números do Detran-ES. No mesmo período, só na Avenida Carlos Lindenberg foram registradas 648 ocorrências de trânsito.

Os locais fiscalizados por vídeo estão situados na Avenida Carlos Lindenberg, em Aribiri (Posto sete); nas Avenidas Champagnat com a Hugo Musso, na Avenida Jerônimo Monteiro com a Rua Santa Terezinha, na Avenida Professora Francelina Carneiro Setúbal, em Itapuã, e a Avenida Leila Diniz, em Novo México.

Pontos moeda