Geral

Chuva deixa escola alagada, derruba muros e quebra telhado na Grande Vitória

As equipes da Defesa Civil de cada município estão prestando atendimento à população

Uma casa foi atingida em Cariacica após um muro cair.

As fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo na última quinta-feira (8) e na manhã desta sexta-feira (9) causaram estragos na Grande Vitória. No município de Cariacica, a Defesa Civil informou que está em alerta e prestando atendimento. As ocorrências envolvem quedas de muro.

Segundo a prefeitura do município, um muro caiu na rua Itabira, em Retiro Saudoso. Segundo avaliação do engenheiro técnico, consultor da Defesa Civil, trata-se de uma construção irregular que não suportou a vazão da água das chuvas. A casa não foi atingida.

Muro desabou em Cariacica

Na rua Nossa Senhora da Penha, em Flexal 2, um muro caiu, também por irregularidade, atingindo dois quartos de uma casa. Não houve feridos. A Defesa Civil orientou que o proprietário realize a demolição da obra e reconstrução com profissional especializado.

Em Morro Novo, na rua São Miguel, houve queda de muro atingindo uma casa. Uma moradora sofreu ferimentos leves, mas foi logo atendida. A área foi isolada. Em Alice Coutinho, na rua Vitória, um outro muro também desabou. Nenhuma casa foi atingida. Houve registro de alagamentos em Campo Grande, Itacibá e Jardim América.

Até o momento, a prefeitura disse que não há registro de desalojados ou desabrigados. A Defesa Civil está em prontidão, monitorando também áreas de risco e regiões próximas aos rios Marinho e Formate. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa pelo 9 8831-6000 (plantão 24 horas).

Sobre a escola que ficou alagada em Cariacica, a prefeitura disse que de acordo com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva, devido às fortes chuvas, a área externa da escola que alagou. Passada a chuva, o local secou e já foi limpo. As aulas estão sendo ministradas normalmente.

No que se refere às obras na região, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) informou que, no momento, foi realizada a licitação para a contratação da empresa que fará o projeto de macrodrenagem das ruas de Porto de Santana.

A área externa da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pedro da Silva ficou alagada.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, informou que na madrugada desta sexta-feira (9), a Defesa Civil atendeu apenas dois chamados sem gravidade. O primeiro aconteceu em decorrência de alagamentos em casas próximas a Lagoa Grande, em Ponta da Fruta. A prefeitura disse que providenciou o desentupimento do sistema de drenagem com a limpeza do local. Com isso, as águas já baixaram. 

A outra ocorrência se refere ao desabamento de parte do telhado de uma casa no bairro de Barramares. De acordo com a Defesa Civil, a estrutura física do imóvel não ficou comprometida e nem teve vítimas por conta do desabamento.

O único ponto crítico de alagamento desta sexta-feira é o entorno do Terminal de São Torquato. Os outros locais da cidade a água já escoou. Os bairros mais castigados pelos temporais foram Terra Vermelha e Guaranhuns, com 50 milímetros, e o Centro com 40 milímetros de chuva.

Vitória 

A Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) informou que, nesta sexta-feira, as aulas estão acontecendo normalmente em todas as escolas da rede. E a Defesa Civil disse que não foram registradas ocorrências na Capital.

Viana

A Defesa Civil de Viana afirmou que está percorrendo o município, fazendo rondas de rotina. Onde apresentou acúmulo maior de chuva a água já escoou e as aulas continuam normalmente nas escolas municipais. A equipe está de plantão 24 horas no 9 98604360 para atendimento à população.

Serra

Em decorrência das chuvas, a Prefeitura da Serra informou que foram registrados pontos de alagamento em Praia de Carapebus, Chácara Parreiral e José de Anchieta II. Disse ainda que as equipes da Defesa Civil estão em campo fazendo vistorias. As aulas acontecem normalmente nesta sexta-feira. 

Pontos moeda