Geral

CNH Social do Espírito Santo atrai interessados até de outros estados

Um total de 65 mil pessoas acessaram o site do programa, sendo 12.600 pessoas de outros estados

O programa é voltado para pessoas residentes no Espírito Santo.

As inscrições para o Programa CNH Social 2018 começaram a zero hora desta quarta-feira (07). E, logo nas primeiras horas, o número de interessados superou em mais de 13 mil a quantidade de vagas disponíveis na primeira fase de inscrições. O programa atraiu também mais de 10 mil pessoas de outros estados. As inscrições podem ser realizada no site do Detran/ES.

Até as 16h desta quarta-feira (07), o programa já tinha 16 mil inscritos. Um total de 65 mil pessoas acessaram o site do programa, sendo que 12.600 pessoas de outros estados acessaram as informações sobre o programa capixaba. Os acessos foram principalmente dos estados vizinhos ou próximos ao Espírito Santo, liderados pelo Rio de Janeiro, seguido por Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

O programa é voltado para pessoas residentes no Espírito Santo e também habilitadas no Estado, nos casos de adição e mudança de categoria. Os usuários capixabas totalizaram 52.400 acessos. Os principais interessados que acessaram o site do programa são de Vila Velha, com 26 mil acessos provenientes do município, vindo na sequência os moradores de Serra, com 8.800 acessos, e Vitória, com 7.500, na Grande Vitória. O interior aparece entre os principais interessados com 4.100 acessos de São Mateus e 3.400 de Linhares.

O Programa CNH Social 2018 oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos. Serão disponibilizadas 9 mil vagas que serão distribuídas em três fases de inscrição. Deste total, 40% das vagas serão distribuídas para a Região Metropolitana da Grande Vitória, e 60%, para o interior do Estado. As inscrições para a primeira fase, em que serão disponibilizadas 3 mil vagas, começaram nesta quarta-feira (07) e vão até o dia 05 de abril.

Para se inscrever no programa, é necessário que o candidato esteja ou venha a se inscrever no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal, seja maior de 18 anos e tenha renda familiar de até dois salários mínimos.

O programa social possibilitará o acesso gratuito de pessoas de baixa renda à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

O programa CNH Social 2018 foi instituído pelo Governo do Estado por meio da Lei Nº 10.786, de 2017, e lançado por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Pontos moeda