Geral

Conheça Lelete, uma das maiores personalidades da Ilha das Caieiras

A 14ª edição do Festival da Torta Capixaba acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril na Ilha das Caieiras, em Vitória

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

Se você perguntar na Ilha das Caieiras quem tem a "cara do bairro", a resposta de muitos será: a Lelete. Eliete Barreto, de 56 anos, é uma típica moradora da região. É desfiadeira de siri, trabalha na cozinha de um tradicional restaurante local e já foi presidente da Cooperativa de Desfiadeiras de Siri da Ilha das Caieiras, uma marco na história do bairro. 

E a opinião da Lelete é a mesma de muitos moradores, frequentadores do bairro e turistas. A cultura pesqueira, em torno dos mariscos e da Torta Capixaba é um ícone da região. Uma importante herança que passa de gerações para geração e, dessa forma, faz com que muitas famílias sobrevivam da pesca ou da gastronomia. 

No vídeo acima, Lelete fala sobre a criação da Cooperativa e a importância da culinária capixaba e do Festival da Torta Capixaba, que terá início no próximo dia 29 de março e vai até 1º de abril, das 9h às 18h.

O Festival

O evento, que acontecerá das 9h às 18h, contará com a participação de 31 expositores que vão oferecer aos visitantes a torta capixaba e várias delícias da culinária do Espírito Santo. Somente em 2017, o festival que é realizado durante a Semana Santa, atraiu mais de 9 mil pessoas, entre moradores e turistas de várias partes do País.

Pontos moeda