• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

De Olho na Cidade: Folha Vitória faz o trajeto da Linha Verde antes de seu funcionamento em Camburi

  • COMPARTILHE
Geral

De Olho na Cidade: Folha Vitória faz o trajeto da Linha Verde antes de seu funcionamento em Camburi

A Linha Verde na avenida Dante Michelini, em Camburi, Vitória, já está pronta e estará em operação nesta segunda-feira (12)

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória

Na tarde desta sexta-feira (9), a reportagem do jornal online Folha Vitória embarcou em um ônibus do Sistema Transcol para calcular quanto tempo o veículo leva para completar o trajeto do Centro de Vitória até o cruzamento das avenidas Dante Michelini com a Norte-Sul, em Jardim Camburi. Foram cerca de 52 minutos até a conclusão da viagem.

O objetivo é medir os efeitos e a eficácia da Linha Verde de Camburi, que funcionará a partir da próxima segunda-feira (12) entre o píer de Iemanjá e o cruzamento das avenidas. A extensão será de 3,8 quilômetros. Para isso, na próxima sexta-feira (16), a reportagem fará o mesmo trajeto com o intuito de comparar o tempo gasto com as duas viagens.

Veja o vídeo abaixo:

O que foi percebido durante a gravação do material é que os trechos com o trânsito mais congestionado na Capital, no horário, são os que antecedem onde funcionará a Linha Verde. As avenidas Américo Buaiz e Saturnino de Brito apresentaram grandes retenções e podem ser as mais beneficiadas com o início da faixa exclusiva para o transporte coletivo.

Linha Verde

A Linha Verde funcionará como uma faixa exclusiva para ônibus do transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans. Ela será adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Orientação

Durante 30 dias, os condutores passarão por um processo de educação e conscientização. Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) farão um trabalho informativo e vão tirar dúvidas dos motoristas sobre o uso adequado do local. Os servidores que atuam na área de Educação para o Trânsito da pasta contarão com apoio da equipe do Papo da Cidade, da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação e ainda de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Agilidade

Segundo o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, a Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos.

"A intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Nas primeiras semanas, vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual', frisou o secretário.

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.