Geral

Dia Internacional da Mulher terá protestos e comemorações em todo o mundo. Confira!

De greves a desfile, a data criada para tentar fortalecer a igualdade de gênero é celebrada de diferentes maneiras no mundo

O Dia Internacional da Mulher, que é celebrado, no dia 8 de março, surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. E, nos dias de hoje, a data é comemorada em todo o mundo. 

Nesta quinta-feira (08), ativistas de mais de 50 países se mobilizarão pela causa das mulheres nas ruas. No Brasil, há eventos marcados em ao menos 50 cidades do país com o mote do Dia Internacional de Luta da Mulher. 

Na Espanha, o movimento de mulheres convoca para esta quinta-feira (8) a primeira greve geral feminista no Dia Internacional da Mulher. As mulheres estão sendo estimuladas a faltarem trabalho e participarem das mais de 200 atividades já marcadas em todo o país.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a empresa Mattel lançou uma nova coleção de Barbies. Uma delas, é a Barbie boxeadora, inspirada na medalhista olímpica britânica Nicola Adams.

Os números do feminicídio (assassinato de mulheres em função do gênero) são alarmantes. Para dar a dimensão deste problema, no México a ONU fez uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher.

Em Londres, as mulheres saíram às ruas durante o fim de semana na "Marcha pelas Mulheres". Na capital inglesa, mulheres de todas as idades estavam protestando por direitos iguais.

Enquanto isso, em Nova Déli, na Índia, mulheres presas fazem decoração especial na cadeia de Tihar, o maior complexo presidiário do sul da Ásia.

No Brasil, vários estados vão ter programação especial para comemorar a data. 

Pontos moeda