Geral

ES registra mais de 42 mil raios em menos de uma semana, diz Inpe

Os números foram calculados do último domingo (04) até esta quinta-feira (08). A maior incidência do fenômeno aconteceu na quarta-feira (07)

Raio do tipo nuvem-solo registrado no ES na última segunda-feira (05) | Foto: Bruno Micelli

A primeira semana de março foi marcada por uma situação atípica no Espírito Santo. Com chuvas de forte intensidade e temporais, foram registrados mais de 42 mil descargas elétricas em todo o Estado no período de domingo (04) até quinta-feira (8).

Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O maior número de descargas foi registrado na quarta-feira (07), quando o total foi de 14.600 raios. Destes, 9.600 são do tipo nuvem-solo, que são os que, de fato, atingem a superfície terrestres.

Segundo o Elat, para o Espírito Santo, os valores acima de 5 mil descargas totais em 24 horas são consideradas muito altos para o Estado. Dessa forma, somente no domingo não houve registro alto de incidências de raios.

Veja no gráfico abaixo a quantidade de descargas totais e do tipo nuvem-solo registradas no Espírito Santo nos últimos dias:

Considerando apenas os raios do tipo nuvem-solo, somados no período de domingo à quinta-feira desta semana, a maior incidência deste fenômeno foi registrada no norte do Estado. No município de Ecoporanga, foram 2.500 descargas, seguida de Barra de São Francisco, com 1.850 ocorrências.

O gráfico abaixo mostra quais as cidades capixabas registraram a maior incidência de raios. Os municípios não listados, registraram quantidade de descargas elétricas inferior a 280 raios. Confira:


Pontos moeda