Geral

Exame descarta gripe H1N1 em criança internada em Cachoeiro

Ela foi internada em estado grave e chegou ao hospital com sintomas de uma forte gripe

A criança de pouco mais de um ano, internada em Cachoeiro de Itapemirim, não está com a gripe do tipo H1N1. Foi o que informou a prefeitura do município. O resultado do exame saiu na tarde da última sexta-feira (16) e foi enviado pelo Laboratório Central (Lacen), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que integra o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Publica (SISLAB). 

Ela foi internada em estado grave no Hospital Infantil Francisco de Assis. De acordo com informações passadas pelo hospital, a criança chegou ao local no último dia 9 com sintomas de uma forte gripe.

O hospital disse que pelos sintomas, foi diagnosticado que poderia ser a gripe do tipo H1N1. Por conta disso, a criança foi isolada e todos os exames necessários foram feitos. 

Dados

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), de janeiro a outubro de 2017 foram registrados 64 casos de Síndrome respiratória aguda grave (Srag) por influenza no Estado, sendo 52 casos por Influenza A H3N2, um caso por Influenza A (não subtipado) e 11 casos por Influenza B. Destes casos, seis evoluíram para óbito (H3N2). Todas as notificações são investigadas para apurar o agente causador.

Orientações

Tanto a Influenza A (H1N1) quanto a Influenza Sazonal (gripe comum) são causadas por subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são os mesmos: febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo e mal-estar, caracterizando uma síndrome gripal. Quando o paciente apresentar estes sintomas e estiver com dificuldade para respirar, a orientação é procurar um serviço médico.

Prevenção

- Lavar sempre as mãos com água e sabão;
- Evitar colocar as mãos no rosto, em especial na boca e no nariz;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço de papel.

Pontos moeda