• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Faixa exclusiva para ônibus em Camburi começa a funcionar na segunda-feira (12)

  • COMPARTILHE
Geral

Faixa exclusiva para ônibus em Camburi começa a funcionar na segunda-feira (12)

Durante a semana, os motoristas serão abordados nos semáforos e receberão material informativo. A ação de conscientização ocorrerá por pelo menos 30 dias

A Linha Verde na avenida Dante Michelini, em Camburi, Vitória, já está pronta e estará em operação nesta segunda-feira (12), quando os motoristas já deverão seguir as orientações das equipes da Prefeitura e evitar transitar por ela. Para isso, os condutores passarão por um processo de educação e conscientização.

Técnicos da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) farão um trabalho informativo e vão tirar dúvidas dos motoristas sobre o uso adequado do local. Os servidores que atuam na área de Educação para o Trânsito da pasta contarão com apoio da equipe do Papo da Cidade, da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação e ainda de agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Durante a semana, os motoristas serão abordados nos semáforos e receberão material informativo. A ação de conscientização ocorrerá por, pelo menos, 30 dias.

Funcionamento

A pista funcionará como uma faixa exclusiva para ônibus do transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans. Ela será adotada de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.

Agilidade

Segundo o secretário da Setran, Tyago Hoffmann, a Linha Verde dará agilidade aos corredores de ônibus, evitará paradas sem necessidade e também aumentará a segurança para o embarque e desembarque de passageiros dos coletivos.

"A intenção não é punir, mas implementar um projeto que servirá à coletividade e que, gradativamente, todos se sensibilizem. Nas primeiras semanas, vamos trabalhar a orientação, tirar dúvidas, esclarecer, enfim, mostrar que o ganho coletivo é sempre maior que o individual', frisou o secretário.

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

Linha Verde

A faixa funcionará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi). A extensão será de 3,8 quilômetros. A faixa exclusiva será a da direita, em função dos pontos de ônibus estarem nesse lado da pista.

"Nossa prioridade é o transporte público, uma vez que ele transporta cerca de 60% das pessoas nos horários com maior fluxo. Além disso, é muito mais sustentável que o transporte individual. Por isso, o nome do projeto é Linha Verde, para lembrar que, ao investirmos no transporte público, estamos investindo também no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da cidade".