Geral

Fila gigante de moradores para conseguir atendimento no Cras em Vila Velha

Quem esteve no Cras informou que várias pessoas chegaram por volta de 4 horas

Cras de Jabaeté Foto: Prefeitura de Vila Velha

Várias pessoas estiveram na fila do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jabaeté desde o início da manhã desta quarta-feira (28), em Vila Velha, para conseguir atendimento. De acordo com as pessoas que foram ao local, muitas voltaram pela terceira vez e não conseguiram ser atendidas. 

Por nota, a Prefeitura de Vila Velha informou por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que as pessoas que procuram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todas as cinco regiões do município, desde o dia 22 de março, encontram um atendimento imediato.

A prefeitura disse ainda que em cada um dos seis CRAS do município há dois técnicos que realizam o atendimento exclusivo do Cadastro Único (CanÚnico) das 8 às 16 horas e que outra ação que está ajudando no atendimento é uma ampla divulgação da lista de documentos que o munícipe já deve levar direto no CRAS.

Ainda por nota, a prefeitura disse que para aumentar o nível de inclusão e atualização do cadastramento, uma equipe técnica também foi contratada para atuar na sede administrativa da Semas, no Centro e que com isso, será possível realizar uma média de 50 cadastros por semana em cada CRAS, e quem chegar com toda a documentação, será atendido no mesmo dia. O objetivo é totalizar o atendimento em até três meses.

Para finalizar, a prefeitura informou que as equipes dos CRAS foram reforçadas desde a última terça-feira (27) para agilizar o atendimento ao público. 

Assista ao registro feito na manhã desta quarta-feira (28):

A fila estava enorme na manhã desta quarta-feira

Sobre o Cras

O Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) é uma unidade pública localizada em áreas de vulnerabilidade social para atendimento de famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, por meio de, programas, projetos e serviços voltados, principalmente, para a orientação e o convívio sociofamiliar. 

O CRAS é o responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral a Família (PAIF) constituindo um conjunto de ações continuadas. Dentro do PAIF estão os serviços de acolhimento, acompanhamento, inserção em serviços socioeducativos e de convivência, desenvolvimento das atividades coletivas e comunitárias e encaminhamento das famílias para demais serviços socioassistenciais e de outras políticas. As famílias são cadastradas e acompanhadas através de visitas domiciliares, reuniões familiares e atividades socioeducativas e de convivência.

Pontos moeda