• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Gari tem mão cortada por cacos de vidro durante coleta de lixo em Cariacica

  • COMPARTILHE
Geral

Gari tem mão cortada por cacos de vidro durante coleta de lixo em Cariacica

Essa foi a primeira vez que Deivison se envolveu em um acidente com perfurocortantes, mas informou que já viu muitos amigos se acidentarem

Um gari que presta serviços para a prefeitura de Cariacica, sofreu um grave corte na mão direita no último dia 9 de março. Ele se cortou enquanto realizava a coleta seletiva do bairro Planalto.

O coletor, identificado como Deivison de Souza Andrade, de 34 anos, estava no início de suas atividades profissionais e avistou um latão com três sacolas dentro. 

"Como eram poucas sacolas, não foi preciso virar o latão para retirá-las e, então, meti a mão dentro do latão e fui surpreendido com a dor, o sangue e o grande susto. Parecia que tinha um monte de gilete me cortando. Sofri cortes profundos na mão direita e precisei levar sete pontos. Estou afastado do trabalho e isso me prejudica muito, pois tenho que ir constantemente à médica", relembra. 

Essa foi a primeira vez que Deivison se envolveu em um acidente com perfurocortantes, porém, informou que já viu muitos amigos se acidentarem assim, principalmente com seringas. 

"Com seringa é mais grave porque há o risco de contaminação. Não tem como vermos a seringa no lixo, pois fica camuflada no meio de outros resíduos, por isso é importante a consciência das pessoas na hora de descartar os perfurocortantes no lixo. É muito ruim ficarmos contando apenas com a sorte", relata. 

Confira a melhor forma de acondicionar o seu lixo:

1) Descarte os perfurocortantes de forma separada

Seringas, agulhas, palito de churrasquinho e vidro quebrado não devem ser descartados junto com o restante do lixo, seja ele reciclável ou não. Até mesmo as lâmpadas exigem atenção especial, ainda que não estejam quebradas. O ideal é que esses itens sejam colocados separados, em um recipiente resistente que permita proteger outras pessoas ou animais que possam entrar em contato com o material.

2) Coloque dentro de um recipiente resistente

Se possível, coloque os perfurocortantes dentro de um recipiente resistente. Garrafas PET vazias, caixas de leite, latas e até caixas de papelão podem ser utilizados como forma de proteção. No caso do vidro, o ideal é enrolar os cacos em jornal e então colocá-los dentro de uma latinha de achocolatado vazia. No caso das latinhas de conserva apenas lembre-se de empurrar a parte serrilhada para dentro da própria lata, evitando que ela possa causar acidentes.

3) Sinalize o recipiente

Escreva no recipiente destinado ao descarte que se trata de um material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: CUIDADO, MATERIAL CORTANTE. Ou escreva do que realmente se trata. Por exemplo: CUIDADO, VIDRO QUEBRADO.

4) Descarte no lixo correto

Esteja atento sobre do que se trata o material perfurocortante a ser descartado. Em alguns casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais. Este é o caso dos cacos de vidro e das lâmpadas, por exemplo. Lâminas de barbear devem ser colocadas no lixo comum, ainda assim devidamente separadas e sinalizadas. Já seringas e suas agulhas devem ser entregues ao lixo hospitalar, pois também oferecem possibilidade de contaminação.