Geral

Gastronomia e cultura atraem turistas para o Festival Santa Teresa Gourmet durante o mês de abril

O evento comemora, em sua 5ª edição, a aprovação da lei que reconhece Santa Teresa como a primeira Colônia italiana no Brasil

Reconhecido com um dos principais festivais gastronômicos do Espírito Santo, o Santa Teresa Gourmet chega à sua quinta edição reunindo a cozinha tradicional com música, artesanato, dança e outras artes. Este ano o evento acontece entre os dias 1 a 22 de abril. 

A programação do Festival se concentra na praça Augusto Ruschi nos dias 20 a 22 de abril com convidados exclusivos para comandar a cozinha ao vivo, atrações imperdíveis no palco de shows, além de mais opções gastronômicas com foodtrucks e cervejas artesanais.

O tema este ano é ‘’A Itália é aqui: A primeira colônia italiana no Brasil’’, celebrando a Lei nº 13.617 que reconheceu Santa Teresa como pioneira da imigração italiana no Brasil e oficializou a data para ser celebrada no dia 26 de junho do calendário oficial. 

Atrações 

Dentre as atrações confirmadas estão o Chef Edd Campos do BBQ Brasil, Chef Juarez Campos do Restaurante Oriundi, Chef Alessandro Eller apresentador do programa Receitas do Chef e do reality show Chef de Família da TV Vitória, as Chefs Giovanna Moyzés e Marcela Bourguignon da Universidade Vila Velha, Chef Luiza Sampaio do Restaurante Enseada Mediterrâneo, Chef Flávia Gama da Chocolateria Brasil, Chef Flávia Steves do blog Cozinha da Flávia, Chef Ariella Brasil do Restaurante Marildas Brasil, além da conceituada Chef local Kamila Zamprogno que promove esse ano um jantar harmonizado no Restaurante Café Haus. 

A programação também traz aulas de cerveja artesanal com Zé Olavo da Else Beer e sobre Cafés especiais e fermentados com Carlinhos Altoé do Vale do Caxixe e o mestre da torra Jonathan Piazzarollo. As Nonnas da 3ª idade do projeto “Viver e Reviver” que conquistaram o público na edição passada, retornam à cozinha ao vivo para ministrar aulas de gastronomia ao lado do Chef Sidney Gomes.

Além da venda de Secos & Molhados, outra experiência oferecida pelo evento é o Jantar Harmonizado promovido pela Chef Kamila Zamprogno com os Chefs convidados Juarez Campos (Oriundi) e Pablo Pavón (Soeta) no Restaurante Café Haus dia 20 de abril. As reservas são limitadas e podem ser realizadas pelo telefone 27 3259-1329.

Como Chegar

Ao sair de Vitória, siga pela BR 101 Norte até o município de Fundão. Ali, siga até o Hotel Casarão e ao virar à esquerda retome a rota pela ES 261 em direção à Santa Teresa.

Pontos moeda