Geral

Geórgia expulsa diplomata da Rússia por envenenamento de ex-espião na Inglaterra

Redação Folha Vitória

A ex-república soviética da Geórgia informou nesta quinta-feira que expulsará um diplomata russo, em solidariedade ao Reino Unido. A decisão está relacionada ao envenenamento de um ex-espião russo e da filha dele na Inglaterra, um caso em que, segundo o governo britânico, há envolvimento do governo do presidente Vladimir Putin.

O anúncio é feito após a expulsão de mais de 150 diplomatas russos por países da União Europeia, dos Estados Unidos, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e de outras nações, em resposta ao episódio de 4 de março contra o ex-espião Sergei Skripal e sua filha.

A Geórgia rompeu laços diplomáticos com a Rússia, após uma breve guerra na república separatista da Ossétia do Sul. Diplomatas russos, porém, têm operado a partir da sessão especial de interesses da embaixada russa na capital georgiana, Tbilisi, desde 2009.

O Ministério das Relações Exteriores georgiano disse em comunicado que o diplomata foi declarado persona non grata e precisa deixar o país em uma semana. A pasta condenou o envenenamento, qualificando-o como "um sério desafio à segurança comum". Fonte: Associated Press.

Pontos moeda