Geral

Infraero realiza testes nas pontes de embarque do novo aeroporto de Vitória

A vistoria final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no novo aeroporto de Vitória está prevista para ocorrer na próxima sexta-feria (16).

O procedimento realizado é padrão e não houve pouso para a realizar o teste. Fotos: Felipe Izar

Pela primeira vez, um avião andou no pátio do novo Aeroporto de Vitória. Trata-se de um teste realizado pela Infraero, na madrugada desta quarta-feira (14), para alinhar as seis pontes de embarque do terminal. 

Para o teste, um avião da companhia aérea Azul foi levado, sem passageiros, do atual aeroporto para o novo, por volta da meia noite. O procedimento realizado é padrão da Infraero e não houve pouso para a realizar a teste. 

A operação foi dirigida pelo superintendente da Infraero, Afranio Souza Mar, e pelo gerente de engenharia, Giuliano Capucho dos Santos, com o apoio de diversos funcionários da Infraero. 

"Estamos fazendo hoje o primeiro teste com uma aeronave nas seis pontes de embarque do novo aeroporto de Vitória. É uma aeronave Embraer 195 da Azul marcando o ponto exato de encaixe dessa aeronave na ponte, para que a porta do avião abra na altura correta", explicou Capucho.

Detalhe interessante sobre as novas pontes é que o aeroporto funciona com um sistema de alinhamento semiautomático. Ou seja, um sistema eletrônico para que o piloto aproxime o avião da ponte na posição correta. Do pátio, um funcionário atua com um controle apenas para alertar se há a necessidade de o piloto diminuir ou aumentar a velocidade de chagada no desembarque dos passageiros. 

A senadora Rose de Freitas (MDB-ES), importante na articulação para garantir o recurso de R$ 523,5 milhões para as obras. visitou o aeroporto na noite desta terça-feira (13). 

"Queria falar da minha alegria de ver o aeroporto assim. Foi uma enorme equipe que trabalhou aqui, de 1.800 funcionários, dia e noite, para entregar a obra à população. O aeroporto é bonito, moderno, fruto da fé de muitos que acreditaram", disse a senadora.

Licença de operação ambiental

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) fez a primeira vistoria para emissão da licença de operação ambiental do novo aeroporto nesta terça-feira (13). A Infraero afirmou que "não houve qualquer apontamento de pendência ou irregularidade". 

Segundo Giuliano Capucho, o próximo passo é "a entrega dos últimos documentos pela Infraero, a análise desses documentos pelo órgão licenciador e, enfim, a liberação da licença, que deve sair nas próximas semanas para a inauguração (do terminal) no próximo dia 29". 

Nova vistoria da Anac 

A vistoria final da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no novo aeroporto de Vitória está prevista para ocorrer na próxima sexta-feria (16). A Infraero explicou que ainda falta confirmação da equipe da Anac, mas que os sistemas luminosos (o que resta a ser analisado) estão prontos para inspeção.

A primeira vistoria da Anac aconteceu entre 6 e 8 deste mês. Segundo a Infraero, “a infraestrutura executada - incluindo nova pista, pátio e taxiways – atendeu a todos os requisitos de segurança”. 

Veja os vídeos do teste realizado pela Infraero:

Crédito dos vídeos: Felipe Izar/Assessoria da senadora Rose de Freitas

Pontos moeda