Geral

Japão inicia conversas com Coreia do Norte por meio de embaixada em Pequim

Redação Folha Vitória

O Japão revelou que iniciou conversas com a Coreia do Norte por meio de sua embaixada em Pequim, num sinal de que Tóquio não quer ser deixado de lado na recente onda de diplomacia.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitou Pequim esta semana para se encontrar com o presidente chinês, Xi Jinping. Kim também se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em 27 de abril, e tem uma cúpula prevista com o presidente dos EUA, Donald Trump, provavelmente em maio.

Nesta quinta-feira, o principal assessor do primeiro-ministro Shinzo Abe, o secretário de gabinete Yoshihide Suga, disse que Tóquio e Pyongyang iniciaram conversas através de suas embaixadas na capital chinesa e por vários "outros meios". Suga não deu mais detalhes.

No último dia 16, Abe já havia dito em conversa telefônica com Moon que Tóquio desejava começar diálogo com a Coreia do Norte.

Ao ser perguntado sobre uma possível reunião de cúpula entre Japão e Coreia do Norte, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Lu Kang, não respondeu diretamente, mas disse que Pequim espera que interações do tipo ocorram de forma tranquila e promovam a paz e a estabilidade na região.

Assim como os EUA, o Japão se preocupa com o desenvolvimento de mísseis e armas nucleares pela Coreia do Norte. Tóquio também quer abordar com Pyongyang a questão de japoneses que foram sequestrados pelo regime norte-coreano nas décadas de 1970 e 1980. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda