• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Líder do Movimento 5 Estrelas diz que partido deve comandar governo da Itália

  • COMPARTILHE
Geral

Líder do Movimento 5 Estrelas diz que partido deve comandar governo da Itália

O líder do Movimento 5 Estrelas, Luigi Di Maio, afirmou que o partido teve resultado forte na eleição de ontem na Itália e isso significa que ele deveria comandar a próxima administração. Di Maio falou menos de uma hora após o líder da Liga fazer a mesma reivindicação como parte de uma coalizão de centro-direita.

Com os votos somados da coalizão, o grupo da Liga teve mais apoio popular que o Movimento 5 Estrelas. A disputa, porém, é uma mostra das dificuldades que o presidente Sergio Mattarella terá na escolha de alguém para formar um governo, já que nenhum dos blocos têm apoio suficiente para governar sozinho.

Di Maio afirmou que "nós somos uma força política que representa toda a nação. Representamos toda a bota, de Vale De Aosta à Sicília". Segundo ele, os bons resultados de outros grupos foram mais regionais.

O líder do Movimento 5 Estrelas qualificou a votação como "pós-ideológica". Na avaliação dele, o resultado foi além da polarização entre direita e da esquerda e se voltou para temas como imigração e mercado de trabalho.

O Movimento 5 Estrelas triplicou o número de parlamentares em comparação com o obtido na última eleição, em 2013. Na ocasião, o partido também ficou em primeiro, mas com margem estreita e o governo ficou com o Partido Democrático. Fonte: Associated Press.