Geral

Linha Verde começa a funcionar nesta segunda. Saiba o que muda!

A faixa, que ficará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), terá 3,8 quilômetros de extensão e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas

Os motoristas que trafegam pela Avenida Dante Michelini, em Vitória, precisam redobrar a atenção a partir desta segunda-feira (12). A partir das 6 horas começa a valer a Linha Verde, faixa exclusiva para ônibus do transporte público, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis e vans.

A faixa, que ficará entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), terá 3,8 quilômetros de extensão e funcionará de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados das 6 às 14 horas, com o objetivo de dar agilidade aos corredores de ônibus, evitando assim paradas sem necessidade e aumentando a fluidez na via.

A faixa que funcionará como Linha Verde é a da direita, no sentido píer de Iemanjá x avenida Norte Sul, e está demarcada e identificada. Incialmente, os motoristas que forem flagrados utilizando o espaço não serão multados, já que a prefeitura da capital estuda implantar um programa de conscientização.

"Haverá um período de 30 dias para educação na região. Uma equipe estará lá, de prontidão, para dar todo esclarecimento necessário para que ninguém entre na faixa desavisadamente, o que é natural de se acontecer. Durante esses 30 dias não haverá multas", esclareceu o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) Tyago Hoffmann.

Confira a entrevista completa com o secretário Tyago Hoffman

Câmeras

A fiscalização da Linha Verde será feita por 16 câmeras de monitoramento. As câmeras também servirão ao "cerco eletrônico", auxiliando o trabalho da Guarda Municipal. Os veículos de passeio somente poderão acessar a faixa exclusiva ao entrarem nos bolsões de estacionamento da praia.

O objetivo é gradativamente ampliar os corredores exclusivos de ônibus para outros lugares. A Setran avalia novos trechos para a implantação do sistema, como no sentido contrário da Dante Michelini (trecho da Norte Sul até a Ponte de Camburi), avenida Fernando Ferrari (trecho da Ponte da Passagem até o aeroporto) e avenida Beira-Mar.

Na última sexta-feira (9), o Folha Vitória fez o trajeto da Linha Verde antes de seu funcionamento em Camburi. Uma nova matéria será realizada na próxima sexta-feira (16) para avaliar a eficácia da via. Confira!


Pontos moeda