Geral

Mais de 12 mil capixabas já se inscreveram no programa CNH Social

Para se inscrever, é necessário que o candidato esteja ou venha a se inscrever no CadÚnico

Em menos de 24 horas, mais de 12 mil capixabas já se inscreveram no programa CNH Social. As inscrições começaram nesta quarta-feira (7) e ficam abertas até o dia 05 de abril no site do Detran-ES. Ao todo, serão ofertadas 9 mil vagas para pessoas de baixa renda e que fazem parte de programas sociais.

Nesta quarta-feira, o diretor-geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, esteve no programa Fala ES para falar sobre o programa e explicou que, nesta primeira etapa, a oferta é de 3 mil vagas. 

"A gente está com um número muito grande de procura e isso pode deixar o sistema um pouco lento, então é importante ter  paciência. As inscrições estão acontecendo, estamos oferecendo 3 mil vagas e em menos de 13 horas já foram mais de 12 mil inscrições. As outras 6 mil vagas serão ofertadas ao longo do ano e quem não conseguir dessa vez, poderá se inscrever novamente", explica. 

O programa CNH Social possibilitará o acesso gratuito à obtenção da primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) e, para aqueles que já são habilitados, a adição de categoria A ou B e mudança de categoria C (caminhão com até 6 mil Kg), D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

Para se inscrever no programa, é necessário que o candidato esteja ou venha a se inscrever no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal –, seja maior de 18 anos e tenha renda familiar de até dois salários mínimos.

Público-alvo
O CNH Social é direcionado a pessoas de baixa renda e que fazem parte de programas sociais, como egressos do sistema prisional, estudantes da rede pública de ensino com bom desempenho escolar, trabalhadores desempregados há pelo menos dois anos, participantes do Bolsa Família, pessoas empregadas que recebam até dois salários mínimos e pequenos agricultores rurais que recebem receita bruta familiar de até dois salários mínimos.

CNH Social 2018
O programa CNH Social 2018 foi instituído pelo Governo do Estado por meio da Lei Nº 10.786, de 2017, e lançado por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Pontos moeda