Geral

Mais de 90 autuações contra transporte de passageiros em VV

Foram mais de 50 operações de fiscalização que resultaram na abordagem de 65 veículos

Foram autuados 96 veículos de transporte de passageiros em Vila Velha desde o início deste ano. De acordo com a prefeitura do município, para inibir a atuação de veículos irregulares, equipes de fiscalização já realizaram 51 operações de fiscalização que resultaram na abordagem de 65 veículos.

A prefeitura informou que as blitz são diárias e acontecem pela manhã e à tarde, em locais estratégicos. Os veículos irregulares abordados pela fiscalização são autuados duplamente. As operações são realizadas por equipes de fiscalização de Transportes da Secretaria Municipal de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito (Semprev) com o auxílio de agentes da Guarda Municipal.

Uma das infrações, de caráter administrativo (no valor de R$ 800), está prevista na Lei Municipal 4449/2006, que dispõe sobre o transporte remunerado sem licenciamento. A outra autuação se refere ao artigo 231, inciso 8º, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) que impõe penalidade ao exercício do transporte irregular. É uma infração média, com um valor de R$ 88 e quatro pontos na carteira de motorista.

Durante o ano de 2017, o município já realizou 386 blitzes, com 289 autos de infração. Em 2016, foram 143 operações e 112 autos de infração. Já em 2015, 176 ações com 190 autos de infração. “As ações visam proteger a população, já que os condutores dos veículos irregulares não respeitam os itens de segurança. São inúmeras as irregularidades encontradas”, avaliou o secretário da Semprev, cel. Oberacy Emmerich Júnior.

Pontos moeda