Geral

Moon propõe plano que estende limites de mandato para presidentes sul-coreanos

Redação Folha Vitória

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, propôs mudar a Constituição para permitir que os presidentes do país atuem até oito anos em dois mandatos, em vez do limite atual de cinco anos. Essa mudança, de acordo com os defensores da proposta, proporcionaria mais estabilidade às políticas de Seul em relação à Coreia do Norte.

O escritório do presidente Moon Jae-in disse nesta quinta-feira que as autoridades estão revendo a proposta, que estava entre suas promessas de campanha no ano passado. A antecessora de Moon, Park Geun-hye, também prometeu implementar um plano para estender os limites de prazo, mas a legislação nunca foi introduzida. As mudanças pretendidas exigiriam aprovação de dois terços dos legisladores sul-coreanos e da maioria do público em uma consulta popular que poderia ser realizada em junho, coincidindo com as eleições locais.

Desde 1987, presidentes sul-coreanos ficaram limitados a um único mandato de cinco anos, uma salvaguarda que foi implementada após décadas de ditadura militar. "Pesquisas públicas recentes mostram que a grande maioria do público aprova um sistema presidencialista baseado em mandatos de quatro anos, com a possibilidade de reeleição", disse o gabinete de Moon, em um comunicado destacando as medidas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda