Geral

Moradores e comerciantes cobram ação social na região da Paulista

Redação Folha Vitória

Residentes e comerciantes relatam que é cada vez maior o número de barracas de moradores de rua na Praça Oswaldo Cruz, que fica entre a Avenida Paulista e a Rua 13 de Maio, na região do Paraíso.

"Alguns moradores de rua, infelizmente, abusam da má condição para abordar as pessoas, principalmente mulheres, de forma até mesmo agressiva. Não há tranquilidade para quem mora e trabalha na região. Na Praça José Molina, que fica no trevo entre as Avenidas Paulista, Angélica e Consolação, o consumo de crack a céu aberto é assustador. Além disso, ambulantes tomam as calçadas na região", relatou o morador Mário Luiz.

Na região da Bela Vista, moradores também reclamam constantemente da presença de entulho em canteiros de escadarias e também vias e calçadas do bairro. "Queria reclamar da sujeira e da falta de varrição a apenas 500 metros da Câmara Municipal. As ruas São Domingos, Conselheiro Ramalho, Coronel Diogo e Santo Antônio estão sempre imundas", destacou Alice Queiróz.

Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa que realiza trabalho de abordagem e oferecimento de acolhimento na região da Avenida Paulista, com duas equipes especializadas, todos os dias da semana. A pasta ressalta que a adesão para os centros de acolhida é facultativa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que a região citada é assistida por equipe de Consultório na Rua (CnR) da Bela Vista, que acompanha os usuários e fornece atendimentos na área da saúde com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistente social, psicólogo, agentes sociais e de saúde. Em dezembro, a equipe CnR da Bela Vista estava com 582 pessoas cadastradas e realizou uma média de 390 atendimentos por semana.

A Prefeitura reforça que as ações de zeladoria são executadas regularmente em todas as regiões. Sobre a Praça Oswaldo Cruz, a Prefeitura Regional da Sé informa que realiza diariamente a limpeza, inclusive com lavagem. A remoção de objetos abandonados no local é feita por equipes que fazem o serviço duas vezes ao dia.

Sobre a presença de ambulantes na Avenida Paulista, a Prefeitura ressalta que há legislação específica para apresentação de artistas de rua e para artesãos. As ações de fiscalização para coibir os ambulantes irregulares são diárias com uma média de cerca de 70 apreensões de produtos irregulares.

Com relação à limpeza, na Bela Vista, a Prefeitura Regional da Sé informa que a limpeza das vias citadas é realizada três vezes ao dia.

"O descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental passível de multa em mais de R$ 18 mil, conforme previsto em lei. É importante ressaltar que a população tem à disposição o aplicativo Limpa Já Entulho, que também permite ao munícipe acompanhar os dias de coleta seletiva e realizar denúncias de descarte entulho. Denúncias podem ser feitas pelos canais do 156 da Prefeitura", acrescentou a nota.

Pontos moeda