Geral

Polícia alemã detém ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont

A polícia do norte do estado de Schleswig-Holstein afirmou que o ex-líder catalão está sob sua custódia

Redação Folha Vitória

O ex-presidente regional da Catalunha Carles Puigdemont foi detido hoje pela polícia alemã enquanto cruzava a fronteira do país com a Dinamarca. Puigdemont viaja de volta à Bélgica, onde permanecia desde outubro do ano passado, após o plebiscito que reivindicava a independência da Catalunha.

A polícia do norte do estado de Schleswig-Holstein afirmou que o ex-líder catalão está sob sua custódia.

Puigdemont é acusado de traição após liderar o referendo, em outubro de 2017, que declarou a separação unilateral da região da Catalunha do restante da Espanha. Ele pode ser condenado a 25 anos de prisão pela Justiça espanhola. 

Na sexta-feira, o juiz espanhol da suprema corte Pablo Llarena determinou que 25 políticos separatistas, Puigdemont incluso, enfrentariam julgamentos por rebelião, apropriação indevida de fundos ou desobediência ao Estado. Destes, cinco foram presos no mesmo dia.

Em outubro do ano passado, o governo espanhol reagiu fortemente à declaração de independência da Catalunha. O primeiro-ministro Mariano Rajoy dissolveu o parlamento catalão e destituiu Puigdemont, que se exilou na Bélgica.

Pontos moeda