• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Quase 400 mil eleitores ainda não cadastraram biometria obrigatória em SP

  • COMPARTILHE
Geral

Quase 400 mil eleitores ainda não cadastraram biometria obrigatória em SP

Das 84 cidades paulistas onde os eleitores só poderão votar com biometria nas eleições deste ano, 32 estão com porcentual abaixo de 70% de eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, conforme levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se o prazo terminasse nesta terça-feira, 13, quase 400 mil eleitores - cerca de 32,9% do eleitorado que é obrigado a ter o cadastro digital -, teriam o título cancelado.

O cadastramento vai até o dia 27 deste mês, mas em nove municípios o prazo termina antes. Em Araçoiaba da Serra, Botucatu, Guarulhos, Itatinga, Pardinho, Salto de Pirapora, Sorocaba, Várzea Paulista e Votorantim, o prazo vai até o próximo dia 23. Em Nova Independência, a biometria foi realizada no ano passado, com 84,6 de adesão dos 3.456 eleitores. A cidade com maior atraso, segundo o TRE, é Ocauçu, onde apenas 47,3% dos 3.457 já se cadastraram. O processo está mais adiantado em Piacatu, com a adesão de 88,3% dos 4.481 votantes.

A preocupação maior do tribunal é com o índice de Guarulhos. No segundo maior colégio eleitoral paulista, com 936.689 eleitores, apenas 67,9% fizeram a biometria. De acordo com o TRE, o Estado de São Paulo tem 32,9 milhões de eleitores, dos quais 38,8% já fizeram a coleta da digital. Cerca de 20 milhões de votantes, mais de 61% do eleitorado, ainda precisam atender à convocação para o cadastramento biométrico.