• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Secretário de Estado dos EUA vai à África por laços comerciais e diplomáticos

  • COMPARTILHE
Geral

Secretário de Estado dos EUA vai à África por laços comerciais e diplomáticos

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, inicia hoje uma viagem de sete dias a cinco países na África com foco em laços comerciais, no combate ao terrorismo, na influência da China e na pacificação de tensões diplomáticas, cerca de dois meses após políticos americanos relatarem que o presidente Donald Trump se referiu a nações africanas como "países de merda".

Autoridades do Departamento de Estado afirmaram ainda que a parte da agenda dedicada à influência chinesa está relacionada ao crescente endividamento acumulado por diversos países africanos a partir de empréstimos concedidos pelo gigante asiático com juros abaixo das taxas praticadas pelo mercado.

Até o dia 13 de março, Tillerson visitará, nesta ordem, Etiópia, Djibuti, Quênia, Chade e Nigéria. Às 12h30 (de Brasília) de hoje, o secretário responsável pelas relações exteriores dos Estados Unidos fará na universidade George Mason o primeiro discurso sobre as políticas que o governo de Trump pretende adotar em relação à África. (Com informações da Dow Jones Newswires)