Geral

Secretário diz que Linha Verde não está prejudicando o trânsito em Vitória

A Linha Verde funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul

Linha Verde, em Camburi Foto: Talita Carvalho/ TV Vitória

Com o objetivo de orientar os motoristas que seguem em direção à avenida Dante Michelini e melhorar o fluxo de veículos por conta da Linha Verde, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) informou que está fazendo algumas intervenções de aperfeiçoamento.

Durante entrevista ao vivo no programa ES no Ar, o secretário da Setran Tyago Hoffmann, informou que a avaliação nesses cinco dias da implantação da Linha Verde foi positiva. "Observamos o trânsito ao longo dessa semana e nesses pouquíssimos dias, a avaliação que a gente faz é positiva, tirando alguns acidentes que 'embolaram' o trânsito independente da Linha Verde", disse.

Uma das novas mudanças é a instalação de um painel eletrônico de mensagem variável na altura da Praça dos Namorados, na Avenida Saturnino de Brito, indicando aos motoristas o momento que eles devem mudar de faixa.

"Isso é para evitar que os condutores mudem de faixa com muita antecedência. O painel informa que eles só precisam mudar de faixa 200 metros após a Ponte de Camburi", informou.

Outra ação foi o ajuste no tempo semafórico nos três primeiros sinais após a Ponte de Camburi (sentido Jardim Camburi), com a ampliação de seis segundos. "O objetivo é garantir maior fluidez ao trânsito, liberando mais o tráfego na ponte. Esse tempo vai fazer grande diferença", explicou Tyago.

Além dessas ações, um serviço de guincho está de prontidão para a remoção de veículos na via em caso de acidentes, evitando transtornos ao trânsito. "Estamos no período de adaptação e estudando o comportamento do trânsito na região para aperfeiçoar o modelo", ponderou o secretário.

Ele ainda adiantou que uma equipe de São Paulo virá a Vitória para avaliar a tecnologia de semáforos inteligentes (tempo real) - os sinais autoprogramam o tempo de acordo com o fluxo de veículos - da Avenida Américo Buaiz, na Enseada do Suá, para ver que melhorias podem ser adotadas para melhorar o trânsito na região nos horários de pico.

Linha Verde

A Linha Verde funciona entre o píer de Iemanjá e o cruzamento da Dante Michelini com a Avenida Norte-Sul (sentido Jardim Camburi), numa extensão de 3,8 quilômetros, e está destinada exclusivamente a ônibus, táxis e vans, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.


Pontos moeda