Geral

Tradição gastronômica une famílias na Ilha das Caieiras

A 14ª edição do Festival da Torta Capixaba acontece entre os dias 29 de março e 1º de abril na Ilha das Caieiras, em Vitória

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória

Haroldo Ferreira, de 52 anos, é um dos mais conhecidos pescadores da Ilha das Caieiras. Casado há 33 com Leonora Adelaide, de 50, eles se orgulham de viver e sobreviver da tradição gastronômica da região.

Haroldo nasceu no bairro e cresceu vendo os pais trabalharem com a pesca para sustentar a família. Dessa forma, já aos sete anos de idade acompanhava o pai em uma pequena canoa pelas águas do entorno da ilha. E com apenas nove anos já pescava sozinho. 

O casal afirma que tudo que conquistou foi com a pescaria, mas a rotina não é fácil. Haroldo saí para pescar todos os dias, enquanto Leonora fica em casa preparando os pescados e mariscos. Siri, peixes, sururu, camarão e ostra. A base da tradicional Torta Capixaba está sempre presente na casa da família que, com exceção do bacalhau, palmito e temperos, pode ser encontrada nas calmas águas do entorno da Ilha das Caieiras.

Haroldo e Leonora são apenas um exemplo de como a tradição gastronômica é importante para uma região que, segundo estimativas dos moradores, 70% da população sobrevive da culinária e da pesca. 

Quer provar as delícias preparadas pelo casal? Então não perca a 14º edição do Festival da Torta Capixaba, que acontece na Ilha das Caieiras entre os dias 29 de março e 1º de abril, das 9h às 18h. O evento terá a participação de 31 expositores que vão oferecer aos visitantes a torta capixaba e várias delícias da culinária do Espírito Santo.

Pontos moeda