Geral

Vila Velha caminha para se tornar uma cidade inteligente

De acordo com o prefeito Max Filho, o caminho para tornar Vila Velha uma cidade inteligente será a partir da rede de iluminação pública

O município de Vila Velha caminha para se tornar uma cidade inteligente. A informação é do prefeito Max Filho, que afirmou que a Câmara Municipal de Vila Velha já aprovou uma lei autorizando a prefeitura a dar início à execução do modelo. Segundo Max Filho, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi contratado para tocar o projeto.

De acordo com o prefeito, o caminho para tornar Vila Velha uma cidade inteligente será a partir da rede de iluminação pública. "Pretendemos desenvolver uma parceria público e privada e, com isso, tornar a cidade toda interligada. A partir da rede, teremos dispositivos Wi-Fi para interligar o município e ter informações em tempo real. Isso terá efeitos na segurança pública, câmeras de videomonitoramento, dentre outros", diz.

Max diz que a primeira experiência será no Convento da Penha, onde será implantada uma iluminação monumental. "Com a implantação da eficiência energética no Convento, se espera redução de 50% no consumo de energia elétrica e isso, na rede de iluminação pública vai ser um avanço extraordinário para toda a cidade. Poucas cidades do Brasil já saíram na frente nesse assunto e vamos colocar Vila Velha também nesse patamar", garante Filho.

Segundo a prefeitura, esse projeto vai dar maior agilidade na marcação de consultas médicas, eficiência na elucidação de crimes, melhorar a mobilidade urbana, agilizar o processo de matrículas na rede municipal de ensino, identificar pontos viciados de lixo e também quem gera esses pontos, dentre outros benefícios à população vilavelhense.

Cidades Inteligentes

O conceito de Cidades Inteligentes, ou 'Smart Cities', se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e melhores de se viver.

As cidades inteligentes são uma evolução das cidades digitais. Cidades digitais são cidades que têm diversas tecnologias, por exemplo: câmeras de videomonitoramento, transporte inteligente, sensor para estacionamento rotativo, prédios inteligentes... Todos esses equipamentos de tecnologia que estão em cada setor da cidade, compõem a cidade digital.

A cidade inteligente é aquela que conecta todas essas tecnologias em uma única plataforma, de maneira que a gestão da cidade seja feita com inteligência, eficiência e economizando recursos.

Para ser uma cidade inteligente, o município tem que estar com a saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana e todos os outros setores conectados entre si para troca de informações e dados.


Pontos moeda