Geral

Vitória recebe fórum nacional sobre o clima e reúne gestores de todo o Brasil

A abertura do evento, que acontece na próxima segunda-feira (6), a partir das 10 horas, será aberto ao público

Representantes de diversas cidades de 19 estados brasileiros estão confirmados para participar do "Encontro do CB 27- Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras", que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, em Vitória, tendo como tema principal  "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades".

A abertura do evento, que acontece na próxima segunda-feira (6), a partir das 10 horas, será aberto ao público. 

O Fórum é organizado pelo CB 27, Fundação Konrad Adenauer (KAS), Governos Locais pela Sustentabilidade (Iclei) e Prefeitura de Vitória, reunirá os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras e várias cidades brasileiras, incluindo o Distrito Federal. 

Ele foi criado durante o processo de preparação das cidades para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em maio de 2012, com o objetivo de promover a articulação política e a cooperação entre as capitais, em especial buscando soluções para os problemas ambientais comuns das cidades brasileiras, com foco no tema do enfrentamento às mudanças climáticas.

Pacto

Recentemente, em Recife (PE), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, assinou o compromisso da capital com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (Brasil/América Latina e Caribe).

Com a assinatura, Vitória passou a ter o compromisso de implementar políticas e empreender medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se preparar para os impactos das mudanças climáticas mundiais, aumentando o acesso à energia sustentável e acompanhando o progresso em direção a esses objetivos.

O Acordo de Paris de 2015 compromete-se a manter o aumento médio da temperatura global abaixo de 2ºC e a continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC.

A partir de 2020, deve começar a funcionar um fundo de 100 bilhões de dólares anuais, em dinheiro público e privado, para ajudar os países em desenvolvimento e pobres. Também a partir dessa data, torna-se obrigatório o exame mútuo a cada cinco anos do controle de emissões de gases com efeito estufa, a peça-chave para controlar gradualmente o aquecimento do planeta.

Pontos moeda