Geral

Tempestade tropical Iba se afasta do Espírito Santo, diz Climatempo

De acordo com o meteorologista Chris Hebert espera-se que a tempestade Iba se desloque gradualmente para sudeste nas próximas 24 horas (análise emitida às 08h30, horário de Brasília)

Foto: Climatempo

A tempestade tropical Iba, que se formou sobre o mar no primeiro fim de semana do outono de 2019, entre o litoral do Espírito Santo e sul da Bahia, está se afastando do continente. A informação foi confirmada pela Climatempo nesta segunda-feira (25).

De acordo com o meteorologista Chris Hebert, da empresa norueguesa de meteorologia StormGeo, espera-se que a tempestade Iba se desloque gradualmente para sudeste nas próximas 24 horas (análise emitida às 08h30, horário de Brasília). Essa trajetória fará com que o sistema se afaste do Brasil em direção ao oceano Atlântico.

Segundo a Climatempo, a previsão de afastamento do sistema é a mais provável, porém a possibilidade de que o sistema tenha uma ligeiro desvio em direção ao continente não pode ser descartada. Mesmo com o deslocamento para oeste, as áreas de instabilidade de Iba continuariam sobre o mar nas próximas 48 horas.

Hebert prevê ainda que as condições atmosféricas devem permanecer favoráveis à trajetória para sudeste nos próximos dias, mas considera também a possibilidade de evolução de Iba para uma tempestade tropical muito forte, com ventos de 60 nós (aproximadamente 110 km/h). Mas a previsão após 36-48 horas, é que de que o cisalhamento do vento aumente, o que causaria o enfraquecimento de Iba e uma transição para tempestade extratropical.

Leia também: Tempestade com a força do Iba não é vista desde 2010 no Atlântico Sul; fenômeno é o 3º maior já registrado

Impactos esperados no alto-mar

A influência dos ventos fortes e da chuva forte deste sistema ocorrem sobre águas oceânicas e é perigoso para a navegação marítima. Estes ventos e a chuva forte não atingem diretamente o continente. Porém, a proximidade com a tempestade tropical Iba favorece ventos moderadas, com até 50 km/h no litoral entre o Espírito Santo e sul da Bahia.

Iba é um ciclone tropical pequeno. Os ventos mais intensos devem ficar confinados a uma distância de 83 a 93 km do centro, enquanto o sistema for classificado como tropical. Esse raio deve se expandir significativamente caso ocorra a transição de tropical para extratropical. Nas proximidades do sistema, o mar fica bastante agitado, com ondas que podem oscilar entre 5 e 7 metros.

As informações são da Climatempo!

Pontos moeda