CORONAVÍRUS

Geral

Comércio fechado e frota de ônibus reduzida: veja as novas medidas anunciadas pelo governo

Determinações, que serão publicadas em edição suplementar do Diário Oficial, têm como objetivo prevenir a disseminação do Novo Coronavírus no estado

Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (20), uma série de novas medidas de prevenção à disseminação do Novo Coronavírus (Covid-19) no Estado. Uma delas é a determinação da suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais pelo prazo de 15 dias, já a partir deste sábado (21). As medidas serão publicadas em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado.

Fica permitida apenas a abertura dos seguintes estabelecimentos: farmácias, comércios atacadistas, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de alimentação, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes.

No caso dos restaurantes e lanchonetes, o horário de atendimento e consumo presencial fica limitado às 16 horas. A limitação não se aplica no caso de retiradas no próprio estabelecimento e entregas (delivery). Os estabelecimentos comerciais podem realizar a entrega de produtos, não há qualquer vedação neste caso.

Também foi determinada a suspensão do atendimento presencial em concessionárias de serviço público. Poderá ser realizado o atendimento mediante prévio agendamento, quando não existir possibilidade de atendimento por outro canal (telefone, e-mail e congêneres). Foi suspenso ainda o atendimento nos Centros de Triagem e Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a partir da próxima segunda-feira (23).

O governador Casagrande anunciou que, também a partir deste sábado, homens do Corpo de Bombeiros começarão a orientar as pessoas para que elas não circulem pelas ruas, salvo em casos essenciais. Foi solicitado também o apoio de tropas do Exército Brasileiro para auxiliar no trabalho de orientação.

Já a partir de segunda-feira (23), o Sistema Transcol passa a operar com uma redução de frota e restrição no número de passageiros para evitar superlotações, apesar de ter sido constada uma queda no número de usuários. De acordo com Casagrande, haverá redução de 30% da frota nos horários de pico. Fora desses períodos, nos chamados entrepicos, o corte será de 50%.

Ainda de acordo com o governador, os ônibus só vão sair do terminal com o número de passageiros limitado à quantidade de cadeiras, ou seja, nenhum veículo sai com ocupantes sem seu devido assento.

Outra medida anunciada por Casagrande, com relação ao transporte coletivo, é que as empresas que operam os ônibus intermunicipais só poderão ocupar, em cada viagem, metade das cadeiras disponíveis nos veículos.

Confira mais detalhes sobre as medidas anunciadas pelo Governo do Estado nesta sexta-feira:

- Suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais pelo prazo de 15 dias, a partir deste sábado (21). Com exceção de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, alimentação, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes. A suspensão não impede que o estabelecimento comercial realize entrega de produtos;

- Limitação no horário de funcionamento dos restaurantes e lanchonetes até 16 horas para atendimento e consumo presencial, não se aplicando a referida limitação para retiradas no próprio estabelecimento e para entregas (delivery);

- Suspensão do atendimento presencial ao público em concessionárias prestadoras de serviço público, a partir de segunda-feira (23). A medida não é válida para o atendimento realizado mediante prévio agendamento e desde que não haja a possibilidade de atendimento por outro canal (telefone, e-mail e congêneres);

- Suspensão do atendimento dos Centros de Triagem e Acolhimento para Pessoas com Dependência Química da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a partir de segunda-feira;

- Os ônibus do Sistema Transcol só poderão sair dos terminais de integração com a lotação de passageiros sentados;

- Os ônibus intermunicipais só podem transitar com metade das cadeiras ocupadas;

- Redução do número de ônibus circulando a partir da segunda-feira: 30% de redução no horário de pico (6h-10h e 16h-20h) e 50% entre os picos (10h-16h).

Pontos moeda