ADOTE UMA CAUSA

Geral

Albergue Martim Lutero oferece assistência para quem busca tratamento médico na GV

A entidade é a segunda de 2018 a receber o apoio do Instituto Americo Buaiz

Com um trabalho que já dura quase 40 anos, o Albergue Martim Lutero, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), é um espaço que oferece assistência para aquelas pessoas que vem do interior do Espírito Santo para tratamento médico na Grande Vitória.

Para isso, o local conta com o apoio de diversos voluntários. Uma delas é a Flávia Balarini, que há oito anos desenvolve oficinas de artesanato no albergue. Para ela, uma maneira de amenizar a dor de pessoas fragilizadas pela falta de saúde. "É um momento que eles conseguem sair do problema que estão passando e rir. A gente consegue tirar piada, tirar risada. É um momento muito legal", disse.

Quem também dedica parte do seu tempo para ajudar as pessoas assistidas pelo local é a Huli. O voluntariado chegou na vida dela há 12 anos, após a morte do marido. Ela venceu a depressão dedicando parte da rotina para ajudar pessoas que nem conhece. "Às vezes eu pensei em parar, mas não tem como. porque o resultado é muito gratificante de ver a alegria de uma pessoa", afirma.

O espaço fica no bairro Tabuazeiro, em Vitória, e proporciona hospedagem para 75 pessoas bem acomodas. No albergue, elas encontram quatro refeições diárias, apoio no agendamento de consultas e até acompanhamento pastoral e psicológico.

O superintendente da instituição, João Paulo Auler, chama esse tipo de atendimento de tratamento integral. "Toda doença vem acompanhada de problemas emocionais. Nosso trabalho colabora com o médico no tratamento, por isso o tempo integral", declarou.

Para se manter, o local depende de doações de parceiros e captações de recursos para funcionar. Eles também contam com uma rede de apoio, mas ainda é preciso de uma mobilização maior. "Toda a colaboração é bem vinda. O interessante no voluntariado é que a gente sempre diz que não é só uma associação, é uma troca", disse o superintendente.

Pontos moeda