Geral

Chuva de meteoros poderá ser vista no Espírito Santo a partir do próximo domingo

O melhor horário para assistir é depois da meia-noite e pouco antes do amanhecer

A chuva de meteoros Líridas, que ocorre em torno da segunda quinzena de abril de cada ano, e se originou dos detritos do cometa Thatcher, poderá ser vista no céu do Espírito Santo.

De acordo com o Instituto Exoss Citizen Science, as atividades ocorrem até o dia 30 deste mês, com um pico no próximo domingo (22). A chuva de meteoros Lyrids oferece uma taxa de 10 a 20 meteoros por hora no período de pico, o que equivale a uma média de 18 nas últimas passagens. O Exoss informou que essa chuva é mais visível no hemisfério Norte. Por isso, as regiões Norte e Nordeste do Brasil poderão ver melhor o fenômeno.

Melhor horário

O melhor horário para observação é após a meia-noite e pouco antes do amanhecer. Fragmentos da Líridas podem penetrar na atmosfera, sem qualquer risco, e provocar um brilho intenso.

O Instituto Exoss Citizen Science é uma organização sem fins lucrativos que busca estudar meteoros e bólidos, suas origens e características. 

Saiba mais

A taxa horária média, em condições ideais de céu e localização geográfica, em dia de pico, é estimada em 18 meteoros por hora, considerando os dados observacionais do hemisfério norte. Segundo o Exoss, para o hemisfério sul, esta taxa é menor. 

Entretanto, estudos desenvolvidos pelo projeto brasileiro Exoss Ciência Cidadã, em parceria diversas instituições de pesquisa no Brasil, e em parceira como projeto CAMS/Nasa (http://cams.seti.org/), poderão, no futuro, projetar as taxas de meteoros mais próximas da realidade para o hemisfério sul com a colaboração de dados entre o projeto e outras estações de monitoramento localizadas em nosso hemisfério, como a Nova Zelândia, África do Sul, dentre outras.

Como observar chuva de meteoros?


Pontos moeda