Geral

Cobras, pássaros e mamíferos são resgatados diariamente por equipe da Prefeitura de Vitória. Saiba mais!

Todos os animais silvestres que são resgatados em áreas urbanas são avaliados e, se estiverem em condições saudáveis, são soltos em parques naturais

Os chamados para a equipe de resgate de animais silvestres da Secretaria do Meio Ambiente, da Prefeitura de Vitória, não param. Diariamente, bichos como cobras, pequenos mamíferos e pássaros são encontrados nos locais mais inusitados da cidade.

Nos últimos dias, foram resgatadas várias espécies, como um tigre d'água norte-americano, que foi encontrado na Ilha de Monte Belo. Trata-se de um réptil da família dos quelônios, um animal de sangue frio que necessita do sol para se aquecer e que vive em regiões de lagos ou rios de águas lentas.

Também foi salvo um cágado, que provavelmente veio com as águas das últimas chuvas, sendo resgatado nas dependências do cais comercial do Porto de Vitória. Com a saúde perfeita, após avaliação, foi entregue no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Além dessas espécies, duas cobras jiboias foram resgatadas: uma no Centro de Vitória e outra em Jardim Camburi, sendo soltas no Parque da Fonte Grande e no Parque Mulembá. Outro animal salvo foi um atobá, em perfeito estado de saúde, que foi encontrado em uma residência do bairro Jardim Camburi e encaminhado para o Ipram. Um sagui também foi resgatado no último dia 22.

Avaliação

Todos os animais silvestres que são resgatados em áreas urbanas são avaliados e, se estiverem em condições saudáveis, são soltos em parques naturais administrados pela Semmam, como o Parque da Fonte Grande e o Parque Mulembá. Quando necessitam de cuidados especiais, são entregues ao Cetas para tratamento e recuperação.

Celular

As pessoas que localizarem animais silvestres nas ruas, parques, praças, residências e outros espaços podem ligar para o número (27) 99724-2788, que fica disponível 24 horas por dia - durante toda a semana - exclusivamente para o trabalho de recolhimento. Para o pedido de resgate, os cidadãos podem, inclusive, usar o aplicativo WhatsApp.

"A pessoa que encontrar um animal silvestre em qualquer lugar liga e passa as informações onde o animal está e, imediatamente, uma equipe, por terra ou mar, irá até o local para fazer o recolhimento dele. Após examinado pela equipe veterinária da Semmam, ele será devolvido ao seu habitat natural ou, se forem necessários os cuidados especiais, é encaminhado para o Cetas ou Ipram, dependendo da espécie do animal", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouian. 

Pontos moeda