Geral

Curso Pré-Ifes 2018 abre 225 vagas para alunos da rede municipal

A aula inaugural ocorre dia 19 de maio, na escola municipal Zilma Coelho Pinto

Em Cachoeiro, estudantes da rede municipal de ensino que pretendem concorrer ao processo seletivo para ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), neste ano, terão a oportunidade de participar de curso preparatório gratuito. É o projeto Pré-Ifes 2018, lançado nesta semana pela Secretaria de Educação do município, que ofertará 225 vagas.

As inscrições serão abertas no próximo dia 2 de maio e deverão ser feitas nas secretarias de 16 unidades de ensino fundamental da rede municipal, até o dia 8. Poderão se candidatar alunos do 9º ano que tenham frequência igual ou superior a 75% da carga horária até então registrada, com média mínima de 60% de desempenho escolar em Língua Portuguesa e Matemática.

Cada unidade contará com um quantitativo de vagas correspondente a 25% do número de alunos matriculados no 9º ano. Em caso de empate, será considerado o maior rendimento trimestral do aluno apresentado nos componentes curriculares de ambas as disciplinas exigidas. O resultado será divulgado em 9 de maio, em cada uma das 16 escolas de ensino fundamental.

O projeto começa dia 19 de maio, com aula inaugural para todos os alunos do Pré-Ifes, na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), no bairro Ferroviários. Os demais encontros serão promovidos sempre nas manhãs de sábado, das 8h às 12h30, nas escolas municipais Anacleto Ramos (Ferroviários) e Pedro Estellita Herkenhoff (BNH de Baixo).

A carga horária total será de 80 horas, período em que os alunos estudarão Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, disciplinas exigidas na prova de seleção, que serão lecionadas por professores da rede municipal. As aulas terminam em 29 de setembro.

“A edição do Pré-Ifes neste ano terá início mais cedo do que nos anos anteriores, para que possamos ter ainda mais êxito. Esta iniciativa favorece a entrada dos alunos no Ifes, preparando-os para competir de modo igualitário com os demais participantes. Os estudantes contam com professores de alta qualidade do município. É um importante projeto, com bons resultados e, por isso, ampliamos o número de vagas oferecidas em relação ao ano passado”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Unidades de ensino com vagas:

-Anacleto Ramos

-Anísio Ramos

-Deusdedit Baptista

-Florisbelo Neves

-Galdino Theodoro da Silva

-Gércia Ferreira Guimarães

-Jácomo Silotti

-Jenny Guárdia

-Julieta Deps Tallon

-Luiz Marques Pinto

-Luiz Semprini

-Maria das Dores Pinheiro do Amaral

-Monteiro Lobato

-Pedro Estellita Herkenhoff

-São Vicente

-Valdy Freitas

Pontos moeda