• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Dom Luiz Mancilha Vilela recebe comenda Jerônimo Monteiro

  • COMPARTILHE
Geral

Dom Luiz Mancilha Vilela recebe comenda Jerônimo Monteiro

O arcebispo foi homenageado nesta terça-feira (24) com a maior honraria concedida pelo Governo do Estado

A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória

Nesta terça-feira (24), o arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela recebeu, do governador Paulo Hartung, a comenda Jerônimo Monteiro no grau grã-cruz, a mais alta honraria concedida pelo Governo do Estado, para pessoas que prestaram grandes trabalhos ao Espirito Santo e ao povo capixaba. 

A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória e contou com nomes importantes do Poder Executivo Estadual e lideranças religiosas.

Para o governador Paulo Hartung, a comenda é uma homenagem do povo capixaba, que reconhece o exercício responsável de liderança do arcebispo e a positividade de seus trabalhos para comunidade. 

“Essa comenda é importante, no ponto de vista da história capixaba, é a maior que o Governo do Estado pode entregar para pessoas importantes e relevantes em nossa caminhada. Ele tem uma trajetória lindíssima e tenho certeza que essa homenagem irá causar um grande impacto em Cachoeiro de Itapemirim, onde o senhor iniciou uma liderança social e religiosa importantíssima em nosso Estado”, destacou.

Dom Luiz é natural de Minas Gerais, mas atua nas igrejas católicas do Espírito Santo há mais de 30 anos, quando se tornou Bispo de Cachoeiro de Itapemirim e após assumir um dos cargos mais importantes da igreja no Estado, a Arquidiocese de Vitória, onde permanece até hoje. Ele anunciou sua aposentadoria na última edição da Festa da Penha.

Em seu discurso, Dom Luiz Mancilha Vilela, ressaltou que a homenagem é um reflexo dos trabalhos prestados pela igreja. “O mérito é da Igreja, que tem feito esforços para ser coerente na opção cristã dos povos por meio de gestos concretos em cada Paroquia voltada aos serviços dos empobrecidos desta sociedade e por meio das pastorais sociais”, disse.