Geral

Erosão assusta e atrai curiosos na Praia do Riacho, em Guarapari

Antes, destino de lazer e turismo, o local, agora, recebe visitantes espantados com a destruição que o avanço do mar vem causando com mais intensidade há cerca de três meses, ficando cada dia mais crítico.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Parte do calçamento está destruído. Em outros pontos, a ciclovia também foi atingida.

A medida em quem a erosão avança na Praia do Riacho, tanto da direção do mar, quanto na extensão da orla, mais pessoas visitam o local. Muitos parecem não acreditar no que veem. “Eu vi reportagens e não acreditei. Aproveitei que estava na cidade visitando familiares para ver de perto. Estou assustado”, contou o aposentado José Carlos Silva.

“O mar está levando tudo. É a natureza tentando se recuperar de tantas intervenções, da ação do homem. Não sei se um muro irá resolver”, destacou Rodrigo Manso, autônomo.

Leia também:
>> Ressaca do mar destrói ciclovia e calçadão em Piúma

A erosão já foi muito além da região próxima ao edifício Seaport, onde a rua não existe mais, destruindo parte do calçamento e trechos da ciclovia. Postes foram retirados, bancos e árvores levados. O mar, ainda, já tomou a faixa de areia em vários pontos. Estima-se quase mil metros de praia atingido pela erosão e pelo avanço do mar.

Praia do Riacho na altura do edifício Seaport. Mais a frente, a rua não existe mais.

Obras

De acordo com a Prefeitura de Guarapari, as obras de construção do muro na orla da Praia do Riacho devem começar tão logo as condições climáticas estejam favoráveis. As intervenções são de responsabilidade da empresa JCC CONSTRUTORA E INCORPORADORA LTDA que já iniciou os trabalhos de produção de forma, corte e dobra de estrutura de aço. O valor total da contratação é de R$ 319.888,87.

Segundo a nota, o muro será construído nos mesmos do que foi feito em Meaípe e o monitoramento da área segue sendo realizado 24 horas por dia pela Defesa Civil e pela Secretaria de Obras do município.

Pontos moeda