Geral

Hospital líder deixa de fazer 25% das cirurgias de catarata por falta de exames

Redação Folha Vitória

Parte das 615 cirurgias de catarata autorizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o hospital oftalmológico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) no primeiro trimestre deste ano não foram realizadas. Os procedimentos não aconteceram porque 153 pacientes se apresentaram sem os exames pré-operatórios.

"Estão sobrando vagas para cirurgias de cataratas, não porque não existem pacientes, mas sim porque eles não chegam até nós com os exames necessários", afirma o superintendente do hospital, Edil Vidal.

O Banco de Olhos de Sorocaba é líder em número de cirurgias de catarata no Brasil.

Para fazer a cirurgia, Vidal explica que o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade onde mora e passar pela consulta com oftalmologista. "Caso o paciente tenha diagnóstico de catarata, a Secretaria de Saúde da cidade envia o pedido de cirurgia ao Departamento Regional de Saúde que, por sua vez, faz o agendamento através da central de vagas da Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços da Saúde)", explica.

O problema é que muitos pacientes viajam de cidades distantes para a cirurgia na data agendada, mas se apresentam sem os exames pré-cirúrgicos em mãos. Para a cirurgia de catarata, como outras, são necessários exames como hemograma, coagulograma, glicemia e eletrocardiograma.

"Quando um paciente chega sem esses exames, precisa voltar à cidade e reiniciar o processo. Como a quota de vagas para cirurgia pelo SUS é mensal, aquelas que não são realizadas no mês não valem para o mês seguinte", explica o superintendente.

Na tentativa de evitar as perdas, o hospital passou a orientar os pacientes sobre a necessidade dos exames em seu site oficial. "Se todos os procedimentos são feitos da forma correta, evitamos deslocamentos desnecessários, custos de novas consultas e o paciente consegue a cirurgia em poucos dias."

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, surjam três mil novos casos de catarata em cada um milhão de habitantes.

Ausência

Além do Banco de Olhos de Sorocaba, outros seis hospitais da região fazem cirurgias de catarata pelo SUS, mas em número menor. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, em março foram disponibilizadas 390 vagas na especialidade oftalmologia-catarata para os municípios da região de Sorocaba e foram agendadas 388. Porém, apenas 292 atendimentos aconteceram, o que representa uma taxa de absenteísmo de 24,7%.

Em fevereiro, segundo a pasta, o absenteísmo foi menor, de 14,7%, e, em janeiro, o índice foi de 15%. Ainda de acordo com a Secretaria, o agendamento da cirurgia é precedido dos exames pré-operatórios de cada paciente. As vagas são distribuídas com base na oferta dos serviços de referência da região.

"A confirmação dos municípios com os pacientes quanto ao comparecimento em consultas e procedimentos agendados nos serviços do SUS é fundamental para garantir que o atendimento seja destinado a quem precisa", informou a Secretaria.

Pontos moeda